Ribeirão Preto, Sábado, 13 de Junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

União cruza dados para ver fraudes

DA FOLHA RIBEIRÃO

O MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome) firmou um convênio com o Ministério da Previdência Social para obter informações de pensionistas e contribuintes do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
A ideia é cruzar os dados com a lista de beneficiários do Bolsa Família e identificar possíveis fraudes, ou seja, pessoas que declaram não ter renda ou emprego formal, mas que recebem pensões ou aposentadorias que ultrapassam o limite salarial determinado pelo programa.
Segundo o ministério, ao longo dos anos, o governo federal vem buscando meios de filtrar as informações e destinar o pagamento do benefício apenas às famílias que não têm uma segunda renda.
Desde 2005, o MDS passou a utilizar a Rais (Relação Anual de Informações Sociais) para checar se o salário dos beneficiados não ultrapassa o teto. Se a renda cresce, a prefeitura deve atualizar o cadastro.
No ano passado, o ministério passou a consultar também o Sisob, sistema de óbitos, para verificar se parentes estão recebendo por pessoas mortas.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Centro capacita garçons, artesãs e cozinheiras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.