Ribeirão Preto, Terça-feira, 13 de Julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade "gasta" R$ 2,8 mi com paciente de MG

Ribeirão atendeu 4.500 pessoas da região de Passos de janeiro de 2008 a abril de 2010

HÉLIA ARAUJO
DE RIBEIRÃO PRETO

Internações de pacientes da região de Passos (MG) custaram ao menos R$ 2,8 milhões para Ribeirão Preto entre janeiro de 2008 e abril de 2010. Os gastos saíram dos cofres do município e do Hospital das Clínicas.
O levantamento foi apresentado à Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto por Marcos Rogério de Paula Oliveira, secretário da Saúde de São Sebastião do Paraíso (MG) e presidente do Conselho Regional de Saúde da região de Passos.
Segundo Oliveira, cerca de 4.500 pacientes de 24 municípios da região de Passos foram internados em unidades conveniadas com o município e no HC de Ribeirão durante o período.
O problema, segundo o secretário da Saúde de Ribeirão, Stenio Miranda, é que os municípios não têm pactos entre si e os repasses que o SUS (Sistema Único da Saúde) faz não pagam os atendimentos a pacientes de fora.
Os pactos são firmados entre os municípios que não têm determinados serviços e os recursos são repassados para a cidade que realiza o procedimento.
"Em Sertãozinho, por exemplo, não há o serviço de mamografia, então Ribeirão fez um pacto com o município e o valor que o SUS repassava para eles foi revertido para o nosso teto", afirmou o secretário.
De acordo com Miranda, Ribeirão recebe um teto do SUS, ou seja, um total fixo por ano de recursos repassados pelo Ministério da Saúde baseado na série histórica do município por procedimentos de média complexidade.
"Quando um paciente de fora é internado em Ribeirão, o procedimento é pago pelo valor que temos no teto anual do SUS. Se o valor total de procedimentos ultrapassar esse teto, quem paga a conta é o município."
No entanto, o valor divulgado pelo secretário da Saúde de São Sebastião do Paraíso não foi pago somente por Ribeirão, já que o HC tem um teto próprio e também recebeu pacientes da região.


Texto Anterior: Polícia 2: Quatro são presos acusados de 17 assaltos a veículos de entrega
Próximo Texto: Durante visita a hospital, Dárcy nega demissões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.