Ribeirão Preto, Quinta-feira, 13 de Agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marronzinhos vão atuar também à noite em Ribeirão

Segundo a Transerp, os agentes de trânsito vão passar a fiscalizar e orientar o trânsito ns principais vias após as 18h

Novos agentes deverão ser contratados ainda neste mês; para Latuf, o superintendente, a meta é chegar a 50 marronzinhos

LUCAS REIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

Os agentes de trânsito de Ribeirão Preto -os chamados marronzinhos- passarão a trabalhar também durante a noite. A informação é do superintendente da Transerp (Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto S.A.), William Latuf. Para isso, novos agentes deverão ser contratados ainda neste mês.
"Os marronzinhos vão fiscalizar e orientar o trânsito da cidade após as 18h, atuando, principalmente, nas avenidas mais movimentadas e em eventos de grandes proporções. Os acidentes que ocorrem à noite normalmente estão vinculados a excesso de velocidade e uso de bebida alcoólica. É à noite que acontecem, por exemplo, os rachas", disse.
Ainda não há uma definição sobre a data e a quantidade de agentes que atuarão à noite. Latuf também adiantou que, pelo menos por enquanto, os radares não funcionarão no período noturno
No "Diário Oficial" de anteontem, a Transerp publicou a classificação final do concurso feito na gestão passada. Há uma lista de 33 nomes e, segundo Latuf, boa parte será chamada.
"O ideal é que Ribeirão tenha 150 marronzinhos, mas isso é impossível. Não há verba. Trabalhamos com a meta de 50 agentes. Hoje são 24", disse. "À noite, eles poderão atuar próximos a escolas e universidades, colaborar na fluidez nos principais corredores de trânsito e organizar o movimento quando houver eventos grandes, como shows e jogos", disse o superintendente.
O trabalho dos marronzinhos à noite não faz parte das exigências do Ministério Público que foram entregues há 13 dias à Transerp como proposta de assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). O documento traz 23 propostas feitas pela Promotoria após inquérito aberto em 2006. Entre as medidas estão melhorias no sistema para evitar fraudes em multas, mais radares nas ruas e monitoramento do pátio de veículos.
A Transerp vai se reunir com o promotor Sebastião Sérgio da Silveira para assinar o termo. Segundo Latuf, outras medidas, não reveladas, serão incluídas no documento. Entre as propostas, está a instalação de mais radares fixos, inclusive para operação durante a noite.
De acordo com Coca Ferraz, doutor em transportes e professor titular da USP (Universidade de São Paulo) de São Carlos, os motoristas em geral sentem que à noite a fiscalização nas ruas é menos efetiva. "O motorista é mais relaxado à noite. E isso é perigoso, pois à noite os acidentes costumam ser mais letais", disse.
Nas ruas de Ribeirão, motoristas aprovaram a ideia. "Para quem anda na linha, não vai mudar muita coisa. Acho interessante porque traz mais segurança", disse o estudante Paulo André Silas, 24.


Texto Anterior: Barretos: Cidade tem primeiro caso confirmado da gripe suína
Próximo Texto: Trânsito: Número de multas caiu em Ribeirão neste ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.