Ribeirão Preto, Segunda-feira, 13 de Setembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Fusão entre "gigantes" poderá fechar fábricas, diz Associtrus

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE RIBEIRÃO PRETO

O presidente da Associtrus, Flávio de Carvalho Pinto Viegas, disse temer que o processo de fusão da Citrosuco com a Citrovita, segundo e terceiro maiores produtores nacionais de suco de laranja, respectivamente, possa resultar no fechamento de fábricas e em demissões.
Segundo Viegas, a fusão deverá implicar o encerramento da fábrica da Citrovita em Matão. Viegas afirmou ainda que, antes de Matão, a Citrovita também deverá encerrar a instalação que tem em Catanduva.
"Catanduva já está em processo de fechamento e é apenas uma questão de tempo que o mesmo aconteça com a fábrica de Matão, porque não se justifica ter duas fábricas em uma mesma cidade", afirmou Viegas.
A segunda fábrica em Matão citada por ele é a que pertence à Citrosuco, cuja unidade é a maior processadora de sucos e subprodutos de laranja do mundo.
Procurada pela Folha, a Citrovita negou a informação do presidente da Associtrus. Por e-mail, a assessoria de comunicação informou simplesmente que "não há nenhum plano da empresa nesse sentido."
A fusão entre a Citrosuco e a Citrovita foi anunciada em maio deste ano e poderá criar a maior exportadora mundial de suco de laranja, com um faturamento anual superior a R$ 2 bilhões.
As duas empresas, de forma isolada, assim como outras integrantes do setor citricultor, incluindo a líder Cutrale, estão sendo investigadas desde 2006 pela Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça pela suspeita de cartel.
O Cade (Conselho Administrativo de Direito Econômico) também ainda está analisando o processo de fusão. No entanto, diz o órgão, nenhuma decisão sairá antes de novembro.
Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura, a laranja é o terceiro produto no valor da produção paulista. Ela gera cerca de 400 mil empregos, e as exportações de suco totalizaram US$ 2,16 bilhões em 2009.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Ministério orienta mudança no plantio por causa do clima
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.