Ribeirão Preto, Terça-feira, 13 de Setembro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Barulho de trens vira alvo da Justiça em Araraquara

Ação da Promotoria diz que ruídos provocados em oficina podem causar danos à saúde de moradores

Juiz marcou audiência entre ALL, proprietária das locomotivas, e Ministério Público para o próximo dia 29


Márcia Ribeiro/Folhapres
Trilhos de trem na Vila Xavier, em Araraquara; barulho incomoda moradores da cidade

ELIDA OLIVEIRA
DE RIBEIRÃO PRETO

O barulho provocado por locomotivas na oficina da ALL (América Latina Logística) em Araraquara virou alvo da Justiça na cidade.
De acordo com o Ministério Público, o problema ocorre porque a oficina fica num bairro residencial, o Vila Ferroviária. Lá, os consertos e testes de potência das máquinas produzem excesso de barulho que pode afetar a saúde da população da área.
Por isso, a Promotoria, que apura o caso desde 2007, entrou com a ação na Justiça em abril deste ano.
Segundo o promotor José Carlos Monteiro, foram feitas várias tentativas de acordo com a ALL para diminuir o ruído dos trens, mas em nenhuma ele obteve sucesso.
Na última sexta-feira, foi publicada a decisão do juiz Sérgio Medina, da 5ª Vara Cível da cidade, que analisou o caso e marcou uma audiência conciliatória para o próximo dia 29 entre a empresa e o Ministério Público. Caso as partes não cheguem a um acordo, a ALL poderá responder na Justiça.

POLUIÇÃO SONORA
De acordo com Monteiro, o inquérito começou com uma representação dos moradores da região, que reclamavam do barulho excessivo.
Os ruídos são intensos e frequentes ao longo do dia e, para a Promotoria, caracterizam poluição sonora.
De acordo com o Ministério Público, para testar a potência das locomotivas nas oficinas, as máquinas são colocadas frente a frente para acelerar -o intuito é chegar a um ponto em que uma não empurre a outra.
Assim, é possível calibrar a força do motor para que ambas possam transportar o mesmo peso de vagões.
Além do ruído causado nessa operação, a Promotoria disse que os apitos dos trens também incomodam.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), os ruídos acima de 70 decibéis podem causar dano à saúde. Os principais efeitos negativos são distúrbios do sono, estresse, perda da capacidade auditiva, falta de concentração e até aumento do batimento cardíaco, entre outros problemas.
Apesar de a Promotoria dizer que o barulho provocado na oficina é suficiente para afetar a saúde da população, a instituição não informou o nível do ruído registrado pelos trens em Araraquara.


Próximo Texto: Outro lado: Oficina reduziu horário para evitar ruído
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.