Ribeirão Preto, Terça-feira, 13 de Outubro de 2009

Próximo Texto | Índice

Temporal deixa Ribeirão sem luz e causa estragos na região

Queda de árvores deixa pelo menos sete cidades da região sem energia elétrica

Estrada fica com o trânsito interrompido por quatro horas em São Carlos e, em Araraquara, a força do vento destruiu uma casa

Silva Junior/Folha Imagem
Nuvem de poeira que cobriu Ribeirão Preto na tarde de ontem

LIGIA SOTRATTI
DA FOLHA RIBEIRÃO

Uma tempestade de poeira com ventos de 64 quilômetros por hora e a chuva deixaram parte de Ribeirão sem energia elétrica e provocaram estragos em toda a região ontem.
Entre os problemas graves registrados estão a fratura que uma mulher sofreu em Ribeirão após ser atingida por uma árvore, a queda de um carro num córrego em acidente sob chuva em São Carlos -que viu o trânsito ficar interrompido entre os distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia pela queda de uma árvore-, e a destruição de uma casa no bairro do Carmo, em Araraquara, provocada pelo vento. Ao menos 50 árvores caíram na região, segundo o Corpo de Bombeiros.
Em Ribeirão Preto, os problemas foram causados por uma tempestade de poeira, com ventos de 64 quilômetros por hora e que atingiram a cidade às 13h30, segundo o Climatempo. A ventania fez um telhado de zinco se soltar, atingindo a subestação central da CPFL Paulista, deixando 20% da cidade -especialmente o centro- sem energia elétrica.
"As cadeiras começaram a voar e as pessoas ficaram assustadas com a poeira no clube", disse Elaine Cristina Teodoro, funcionária do clube Magic Gardens. A temperatura, que chegou a 33,8°C às 13h, despencou para 23°C quatro horas depois, segundo a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado).
O fenômeno climático foi provocado pela chegada de uma frente fria no Estado, segundo a meteorologista Camila Ramos, do Climatempo. "Com a frente fria, a intensidade do vento aumenta, o que pode levantar poeira", disse. O fenômeno pode voltar a se repetir durante a primavera, afirmou.
No Jardim das Palmeiras 2, uma mulher de bicicleta que voltava do trabalho foi atingida por uma árvore e, com a queda, sofreu fratura no fêmur e foi levada à Unidade de Emergência do HC (Hospital das Clínicas).
Segundo a Defesa Civil, uma casa na Ribeirânia e outra no Ipiranga tiveram parte do teto carregada pela força dos ventos. Não houve vítimas e, como os danos foram parciais, as famílias não precisaram deixar as moradias. O órgão registrou ainda a queda de um poste no bairro Geraldo de Carvalho.
Além de Ribeirão Preto, também tiveram interrupção de energia em alguns pontos Franca, São Carlos, Araraquara, Bebedouro, Jaboticabal e Batatais -em todas, provocada por queda de árvores na rede elétrica. A estimativa da CPFL era restabelecer a energia em toda a região até a 0h de hoje.
Em São Carlos, seis árvores foram derrubadas pelos ventos, além de placas de lojas e outdoors. Segundo os bombeiros, ninguém ficou ferido. A queda de uma árvore, no entanto, deixou a vicinal que liga os distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia interrompida por quase quatro horas.
Já em Franca, cinco árvores caíram no centro e nos bairros Cidade Nova, Dermínio e Noêmia. Na vicinal Manuel Carrijo, perto de Cristais Paulista, um veículo com três pessoas capotou por causa da chuva -elas sofreram ferimentos leves.
Em Araraquara, os ventos derrubaram uma casa no bairro do Carmo e, segundo o Corpo de Bombeiros, os moradores conseguiram sair antes do desabamento. Nove árvores caíram em pelo menos três bairros da cidade.
A previsão para hoje é de tempo fechado, com aberturas de sul. A temperatura deve oscilar de 21°C a 32°C. Para amanhã, a previsão é de sol forte, mas com a chance de pancadas de chuva à tarde e à noite.


Próximo Texto: Vendas ficam abaixo da expectativa dos lojistas no feriado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.