Ribeirão Preto, Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

SAÚDE PÚBLICA

Fala de tucano sobre fila no HC gera desconforto com governo Dárcy

DE RIBEIRÃO PRETO - Ao comentar a fila de 1.480 pessoas à espera da primeira consulta no HC (Hospital das Clínicas) de Ribeirão -algumas desde 2008-, noticiada ontem pela Folha, o deputado federal Duarte Nogueira (PSDB) colocou em xeque a gestão de Dárcy Vera (DEM) na saúde.
"Se existem tantas pessoas esperando, precisamos verificar se não está havendo um descompasso nas unidades de saúde básica e nas distritais, que têm o papel de fazer a atenção de primeiro momento, a consulta inicial para saber se a pessoa precisa de atendimento mais sofisticado", disse ele em entrevista à rádio BandNews de Ribeirão.
À Folha ele amenizou a declaração -afirmou que o problema não era só da cidade, mas de todo o país. Nogueira disse ainda que não responsabiliza diretamente o governo Dárcy pela situação do HC.
"A prefeita tem se esforçado para fazer um bom trabalho na saúde e eu, como deputado federal, também tenho tentado ajudar", afirmou o tucano após a entrevista na rádio.
O desconforto, no entanto, já havia sido causado. O secretário da Saúde de Ribeirão, Stenio Miranda, disse ter estranhado a fala do tucano. Para ele, todo problema na saúde é atribuído equivocadamente à rede municipal.
"A rede municipal é o SUS [Sistema Único de Saúde] e existe um preconceito da sociedade em geral e também da imprensa em relação ao SUS", rebateu Miranda.
Segundo ele, o município atende cerca de 350 mil pessoas por ano e apenas 5% dessa demanda chega à rede terciária do SUS, que inclui o HC.


Texto Anterior: Basquete: De olho nos líderes, Franca tem dois jogos fora de casa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.