Ribeirão Preto, Domingo, 14 de Fevereiro de 2010

Próximo Texto | Índice

Ribeirão tenta deslanchar seu Carnaval

Impulsionada pela exposição obtida com a homenagem feita pela Águia de Ouro, cidade quer profissionalizar a folia

Em 2009, uma escola não desfilou por falta de fantasias e três entraram na avenida com menos integrantes que o exigido

Márcia Ribeiro/Folha Imagem
Madrinha da bateria da escola Bambas, Silvia Heloisa Souza trabalha na decoração de carro alegórico que sairá no desfile

LIGIA SOTRATTI
DA FOLHA RIBEIRÃO
MARCELO TOLEDO
EDITOR-ASSISTENTE DA FOLHA RIBEIRÃO

No ano em que Ribeirão tem a maior visibilidade no Carnaval no país, o desfile de rua da cidade, que começa hoje à noite, tenta deslanchar e deixar de ser feito quase que no improviso, característica observada nos últimos anos. Uma das motivações é o fato de a cidade ser homenageada pela escola de samba paulistana Águia de Ouro em seu enredo, cujo desfile ocorreria na noite de ontem.
No Carnaval de rua do ano passado em Ribeirão, uma escola simplesmente não desfilou porque não havia fantasias para os componentes. Outras três se apresentaram, mas com menos integrantes que o mínimo exigido pelo regulamento.
Recursos para as apresentações as escolas tiveram: cada uma das quatro veteranas recebeu R$ 52,5 mil da prefeitura, o maior valor na história do Carnaval regional.
Para o presidente da comissão organizadora do Carnaval, Washington Bessa Barbosa Júnior, a punição sofrida pelas quatro agremiações em 2009 -que não tiveram verba pública para o desfile deste ano- teve reflexos positivos.
"Já vimos a diferença na preparação das agremiações. Todas estão mais empenhadas porque sabem que não podem deixar furos, que têm critérios rigorosos para seguir", afirmou Bessa Júnior.
A Acadêmicos da Vila Virgínia foi uma das escolas rebaixadas sem direito a recurso. Para o presidente da agremiação, José Carlos da Silva, a punição foi injusta. "Na nota dos jurados fomos a quarta colocada. Eu não concordei e não ter ajuda [da prefeitura] dificultou muito", disse Silva. Em 2009, a escola perdeu 103 pontos por falta de integrantes.
Na mesma situação ficou a Camisa Preto e Branco -sem recurso por apresentar 103 pessoas a menos que o exigido. "Não vamos sair porque não tivemos como pagar os custos. Fomos mais bem pontuadas na avenida que outras escolas que vão ter o recurso, mas essa questão dos integrantes prejudicou", disse Rodrigo de Britto, um dos diretores da escola.
Por sua vez, a prefeita de Ribeirão, Dárcy Vera (DEM), afirmou que a homenagem da Águia de Ouro é importante como instrumento de divulgação da cidade, mas que o trabalho feito em Ribeirão busca dar visibilidade à festa independentemente de o município ser tema da escola paulistana.
O investimento total no Carnaval de Ribeirão deste ano atinge R$ 800 mil, o maior da história local. A prefeitura também elabora projeto para construção de uma arena multiuso para abrigar o Carnaval -a promessa já foi feita em administrações anteriores.
Hoje à noite, as quatro veteranas do Carnaval de Ribeirão vão se apresentar na avenida Mogiana. A folia começa às 20h com a Corte de Momo, seguida pelo grupo Afoxé Orùnmilá.
Já o desfile começa 21h10. Por ordem, desfilam Tradição do Ipiranga, Bambas, Falcão de Ouro-que estreia no grupo principal- e Embaixadores. Amanhã, três escolas fecham a segunda noite de desfiles.


Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.