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Serviço deveria ser proibido, diz docente
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO
Para o especialista em transporte urbano Creso de Franco
Peixoto, professor do Centro
Universitário Moura Lacerda,
o serviço de mototáxi deveria
ser proibido e não regularizado.
O argumento do especialista é
que o risco de sofrer acidentes é
muito maior quando se usa
uma moto, na comparação com
outros tipos de veículos.
"Todas as pesquisas feitas sobre isso até hoje mostram o risco", afirmou Peixoto. Na avaliação dele, as cidades precisam
investir em outros meios de
transporte, principalmente coletivos, para solucionar o problema do trânsito, principalmente no que se refere ao número de acidentes.
"O que as cidades precisam é
de corredores de ônibus e
transporte coletivo de qualidade. Isso diminuiria o número
de carros e motos nas ruas e,
consequentemente, o total de
acidentes", afirmou.
De acordo com o médico assistente da cirurgia do trauma
do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto Gerson Alves Pereira Júnior, os números comprovam o risco do transporte
feito por meio de motocicletas.
Ele trabalha no setor de
emergência do hospital e afirma que os acidentes com motos, de modo geral, no perímetro urbano, são mais graves que
aqueles nos quais os passageiros estão em outros veículos.
"Na maioria dos casos há fraturas nas pernas e braços,
quando não há ferimentos faciais graves", disse.
Segundo ele, o uso inadequado de equipamentos de segurança é um dos priores agravantes. "Os capacetes sem viseira ou sem a parte da frente
não protegem o nariz, os olhos
e o queixo, o que poderia evitar
fraturas faciais que, infelizmente, são comuns."
Estatística do setor do HC
aponta que houve 11 mortes em
2008 por acidentes com motos
e, até outubro de 2009, dez.
Em 2008, houve 2.187 acidentes com motos, nos quais 78
pessoas sofreram traumatismo
craniano moderado ou grave.
Até outubro do ano passado tinham sido registrados 1.686
acidentes, com 161 traumatismos cranianos.
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