Ribeirão Preto, Terça-feira, 14 de Abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chiarelli assume hoje vaga na Câmara dos Deputados

Ex-vereador de Ribeirão ocupa vaga de João Herrmann, que morreu anteontem

Advogado do PDT, no entanto, afirma que Chiarelli não está mais filiado ao partido e ameaça ir à Justiça contra ele


DA FOLHA RIBEIRÃO

Em meio a uma polêmica com o partido, o ex-vereador de Ribeirão Preto Fernando Chiarelli (PDT) assume hoje uma cadeira na Câmara dos Deputados e se tornará o terceiro deputado federal de Ribeirão Preto em exercício. Chiarelli assume a vaga de João Herrmann Neto (PDT), que morreu anteontem, e se juntará ao petista Antonio Palocci Filho e ao tucano Antonio Duarte Nogueira Junior.
Em 2006, Chiarelli teve 38.156 votos, o que o deixou como segundo suplente, atrás de Reinaldo Nogueira, dono da cadeira e que deixou a Câmara para assumir a Prefeitura de Indaiatuba, sendo substituído por João Herrmann Neto.
A confirmação da posse de Chiarelli foi feita ontem pela Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, mas é questionada pelo diretório do PDT. Isso porque, em 2008, Chiarelli saiu do partido e se filiou ao PTB na tentativa de se candidatar à Prefeitura de Ribeirão -foi derrotado na convenção por Daniel Lobo, que ficou em último lugar na eleição. Chiarelli afirma que voltou ao PDT.
O PDT, por sua vez, afirma que Chiarelli não foi se refiliou, o que impediria sua posse graças à lei de fidelidade partidária. Por conta da mudança, o segundo suplente do PDT, João Jorge Fadel Filho, encaminhou uma representação ao TSE (Tribunal Superiror Eleitoral) solicitando a vaga. No entanto, o pedido foi negado.
"O partido [PDT] ainda se recupera desse choque [morte de Herrmann], vamos tomar uma posição oficial nos próximos dias. Mas, o partido entende que ele [Chiarelli] não está filiado, o que pode inviabilizar a vaga dele na Câmara", disse Cristiano Vilela, advogado do diretório estadual. Anteontem, o deputado Paulinho da Força afirmou que o partido vai à Justiça para impedir que Chiarelli assumisse a vaga.

Brizolista
Para Fernando Chiarelli, não há dúvidas sobre a legitimidade de sua vaga. "Eu vou tomar posse. Se o PDT questionar, será na Justiça", disse ele, que afirma que sua bandeira na Câmara será "defender o Brasil".
"Sempre bati na tecla da probidade administrativa e vou defender nossa pátria", disse o ex-vereador. "Sou um brizolista e não temo nada, só a Deus", afirmou, se referindo ao ex-governador do Rio de Janeiro Leonel Brizola.
(LUCAS REIS)


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.