Ribeirão Preto, Domingo, 14 de Agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Galeria dá início a mostra que homenageia Paulo Camargo

DE RIBEIRÃO PRETO

Em homenagem aos 50 anos de carreira do artista plástico Paulo Camargo, a galeria de arte do Instituto de Línguas Estrangeiras da Unaerp, em Ribeirão, promove até 9 de setembro a exposição "Imagens e Reflexões".
Selecionados por Camargo, os 14 quadros representam duas fases de sua trajetória artística.
Dez pinturas fazem parte de um período recente, no qual o pintor decidiu retratar em uma série o que chama de "desintegração humana".
"A humanidade está um verdadeiro caos. Comecei essa série há um mês, mas ainda pretendo fazer outras oito pinturas", afirmou Camargo.
Outras quatro telas de fases anteriores, que marcaram sua trajetória, complementam a mostra.
Segundo a organizadora da exposição, Maria Suely Crocci, coordenadora do Instituto de Línguas Estrangeiras, as obras do pintor têm, em comum, um paradoxo.
"Apesar das cores vibrantes, os temas são engajados e retratam o homem em desintegração", disse.
Em estilo moderno, as obras alternam desintegração de forma evidente ou maneira abstrata, com cores vibrantes e traços firmes e duros.
Autodidata, Paulo pinta desde a infância. Avesso aos marchands (negociadores de obras de arte), ele sempre se manteve à margem do mainstream da arte.
Apesar disso, ganhou destaque como um poeta marginal por se manter fiel à sua temática de crítica social.
Atualmente, Camargo afirma que expõe menos do que gostaria por falta de oportunidade. "A cidade é muito carente de arte, não tem exposições. É preciso correr atrás de novos espaços."
Quando concluir a série em que trabalha há cerca de um mês, o artista pretende colocar obras em contato direto com o público. "Quero invadir Ribeirão", disse.


Texto Anterior: Em dois municípios, o serviço de publicidade é alvo de investigação
Próximo Texto: Em Ribeirão, Verônica Ferriani exibe show de Nova York
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.