Ribeirão Preto, Quinta-feira, 15 de Janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Ribeirão tem mês mais quente que a média

DA FOLHA RIBEIRÃO

O mês de janeiro tem registrado temperatura mais alta em Ribeirão do que a média histórica do mês e, também, supera o calor dos últimos dois anos. É o que apontam os dados da Defesa Civil de São Paulo. Mas uma frente fria que já trouxe forte chuva ontem deve amenizar o clima quente.
Segundo a Defesa Civil, a temperatura máxima obtida na média histórica nos últimos 30 anos é de 29,3C. Só nos 13 primeiros dias deste ano, a média da máxima foi além, chegando a 30C no período.
Em janeiro do ano passado e de 2007, as máximas do período não superaram a média histórica: 27C, nos dois meses.
A máxima só havia sido superada em janeiro de 2006. No período, os termômetros cravaram uma temperatura máxima média de 31C em Ribeirão.
Ontem, o dia foi de forte calor. Os termômetros chegaram a registrar temperatura máxima de 35C, às 16h e 17h, segundo registro do aeroporto. Foi o recorde para o verão, que começou em 21 de dezembro. Até então, o dia mais quente havia sido anteontem, com 34C, às 13h.

Falta de chuvas
Uma das explicações para janeiro estar tão quente é a falta de chuvas, segundo o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos).
"As chuvas neste ano se concentraram mais em Minas Gerais e Rio de Janeiro", disse o meteorologista Marcelo Seluchi.
A chegada de uma frente fria, porém, já provocou forte chuva ontem. As pancadas devem seguir até terça. (JC)


Texto Anterior: Secretário não pode mais assinar licitação sozinho
Próximo Texto: Clima: Após forte calor, temporal alaga ruas em Ribeirão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.