Ribeirão Preto, Domingo, 15 de Fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidades inovam no Carnaval com mais desfiles e shows

Municípios terão mais dias de apresentação, com direito até a julgamento popular das escolas, pelo rádio e jornal

Prefeituras reabrem clubes para realização de bailes de Carnaval ou oferecem trio elétrico depois dos desfiles nas avenidas

DA FOLHA RIBEIRÃO

Mais dias de desfile de rua, trio elétrico após a apresentação das escolas de samba, julgamento popular via rádio. As novidades para o Carnaval deste ano na região de Ribeirão Preto estendem-se do samba ao axé, com espaço para os blocos e o Carnaval das marchinhas.
O ribeirão-pretano, acostumado ao desfile competitivo aos domingos, irá estender a torcida agora também aos sábados. Com a estreia da X-9 Ribeirão-pretana, a cidade passa a contar com sete agremiações.
Para o presidente da Comissão de Carnaval, Genivaldo Gomes, o desfile em dois dias será vantajoso às escolas e ao público. "Ficou muito numeroso com sete escolas e mais o grupo de afoxé. Vai atender melhor até o público, afinal, já pensou encerrar o desfile às 6h?"
Segundo a secretária Adriana Silva (Cultura), o desfile deste ano já deverá acirrar a competitividade das escolas. É que o Carnaval 2010 já deverá dividir as escolas de samba em dois grupos -o especial e o de acesso. As mais bem pontuadas neste ano já desfilam no grupo especial do ano que vem. "Exigirá um empenho maior, uma superação das escolas", afirmou a secretária.
Em Araraquara, a novidade deste ano foi o Carnaval antecipado na periferia. O projeto "Samba Popular nos Bairros", que termina hoje, promoveu desde o início de janeiro shows com bandas de samba e a participação de baterias das escolas em quatro bairros da periferia.
Cerca de 300 pessoas prestigiaram cada um dos shows, segundo a secretária Euzânia Andrade (Cultura). "Foi surpreendente a participação, já que tivemos pouco tempo para divulgar", afirmou. Outra novidade será a matinê criada no distrito de Bueno de Andrade, que ocorre na praça central.
Em São Carlos, a cidade terá um desfile mais enxuto neste ano. Das quatro agremiações do município, duas decidiram não desfilar em 2009.
Segundo a coordenadora de Cultura, Telma Olivieri, mesmo assim, a cidade decidiu manter dois dias de desfile.
Em Barretos, o desfile de rua será, no mínimo, democrático. Quem deverá decidir a campeã do Carnaval de 2009 será a própria população, de acordo com o presidente da Comissão de Carnaval, Marcelo Murta.
"As escolas mesmo resolveram que não houvesse premiação e toparam fazer o julgamento popular, seguindo todos os quesitos", afirmou.
A escolha da campeã será feita via rádio e imprensa local. Outra novidade é o incentivo à escola que começar a desfilar no horário: receberá bônus de R$ 500 a R$ 1.000.
Em Sertãozinho, a novidade será o ingresso de alguns blocos na já tradicional apresentação que ocorre no município com os blocos dos bonecos gigantes. Segundo o vice-presidente da Comissão de Carnaval, Marcos Favaretto, a prefeitura irá inaugurar um novo baile de Carnaval, no recém ativado clube Mogiana. A tradição das marchinhas estreia também em dois dias de bailes no centro de convivência do idoso.
Em Bebedouro, haverá banda depois dos desfiles de rua no sambódromo da cidade. Neste ano, irão desfilar seis escolas de samba, diferentemente do ano passado, em que cinco agremiações foram agrupadas em duas "escolas".
Em Jaboticabal, a prefeitura irá transportar o Carnaval de salão, num centro de eventos, para uma apresentação com trio elétrico na rua, depois dos desfiles. A Banda Marcial São Luís, tradição do município e que completa 50 anos, abrirá o Carnaval.


Texto Anterior: Batatão: Taquaritinga espera reunir 100 mil pessoas em 5 dias de folia
Próximo Texto: Painel Regional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.