Ribeirão Preto, Domingo, 15 de Fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECONOMIA

Venda de veículos volta a ter alta em janeiro em Ribeirão

VERIDIANA RIBEIRO
DA FOLHA RIBEIRÃO

Depois da queda verificada no último trimestre de 2008, a venda de veículos novos em Ribeirão Preto voltou a crescer no último mês. Na comparação com dezembro, quando apenas 487 carros foram vendidos na cidade, 1.304 veículos novos foram comercializados em janeiro, um salto de 167,76%.
O aumento, calculado com base nos dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), se deve a fatores diversos na avaliação do diretor do Instituto de Pesquisas Sociais da ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Antônio Vicente Golfeto.
"Os juros estão voltando a diminuir, houve a redução do IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados], os bancos voltaram a aprovar financiamentos. E, mesmo na crise, há a vaidade também, a vontade de consumo das pessoas", disse Golfeto.
O número representa uma tendência de recuperação, já que as vendas acumuladas em dezembro, novembro e outubro do ano passado -3.538 carros vendidos- foram 27,85% menores que as do mesmo período de 2007.
A bancária Iara Almeida, 27, foi uma das pessoas que contribuíram para a recuperação. Ela já planejava trocar seu antigo modelo Ka, da Ford, ano 2004, por um zero desde setembro do ano passado, mas esperou mais antes de fechar o negócio, o que só aconteceu em janeiro.
"A redução do IPI ajudou bastante, os juros também já caíram de novo, os bancos estão facilitando mais o financiamento. Valeu a pena esperar", disse a bancária.
João Pacífico Sparioli, gerente comercial da concessionária Itacuã, afirma que vendeu 250 carros em janeiro do ano passado e 270 no último mês. "O período está superaquecido. Superamos as vendas de janeiro e neste mês vamos superar de novo", afirmou.


Texto Anterior: Painel Regional
Próximo Texto: Programe-se: Música eletrônica e samba se misturam nesta semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.