Ribeirão Preto, Terça-feira, 15 de Março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Utam começa a comercializar máquinas de café expresso

VENCESLAU BORLINA FILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

Depois de 40 anos comercializando apenas café, a fabricante Utam, de Ribeirão Preto, começou a vender máquinas de café expresso. A medida é o primeiro passo da empresa para entrar no mercado de cafés prontos.
Segundo dados da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), o mercado de cafés prontos cresce 15% ao ano no Brasil. Já o consumo fora de casa aumentou 170% de 2003 a 2009, de acordo com a instituição.
Segundo a presidente da Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho, o objetivo é comercializar cem máquinas em quatro meses em Ribeirão, Sertãozinho e Franca, e contribuir para a previsão de aumento do faturamento da empresa, de 10% no ano.
Depois de abastecido o mercado local e regional, a Utam expandirá a comercialização para o noroeste e oeste paulista, e também para o sul de Minas, onde já atua no comércio de café.
A empresa dispõe de 12 versões de máquinas de café expresso, além de máquinas automáticas, xícaras personalizadas e acessórios para preparo da bebida. Os preços das máquinas variam de R$ 4.300 mil (automática) a R$ 34,9 mil (profissional).
Segundo Ana, as máquinas foram importadas de uma fabricante italiana pela Astoria Distribuidora, de Porto Alegre (RS), e terão a marca da Utam. "A Astoria distribui máquinas de café e é líder no sul do país, dominando 80% do mercado."
Atualmente, cinco lojas em Ribeirão e uma em Serrana já atuam com as máquinas importadas.
Um dos pontos é a loja-piloto da Utam no campus da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). "Nós temos um projeto de expansão [da loja], mas ainda sem data para ser executado", disse.


Texto Anterior: Futebol: Botafogo tem 6 rodadas para fugir da 2ª divisão
Próximo Texto: Painel Regional
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.