Ribeirão Preto, Sexta-feira, 15 de Maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

Ribeirão terá verba federal para reformar unidades de saúde

DA FOLHA RIBEIRÃO

A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto vai reformar quatro UBDSs (Unidades Básicas Distritais de Saúde) com dinheiro do governo federal e incluir leitos de retaguarda nas unidades para minimizar a fila de espera por internação na cidade, que em algumas especialidades, como ortopedia, pode chegar a até três dias.
A informação é da secretária da Saúde, Carla Palhares, que esteve ontem em Brasília participando de um congresso. Segundo ela, cerca de R$ 2 milhões que estavam "presos" no Ministério da Saúde desde o início da gestão anterior serão liberados.
"É um projeto amplo, que inclui leitos de retaguarda e melhoria das salas para os médicos e funcionários", afirmou a secretária.
A verba contempla as UBDSs Central, Norte, Leste e Oeste. Apenas a da zona sul, na Vila Virgínia, ficou de fora porque o terreno onde a unidade está construída, embora tenha sido doado ao município, não está com a situação regularizada para receber recursos da União.
Segundo a secretária da Saúde, a UBDS da Vila Virgínia também será reformada. "A obra já tinha sido iniciada, mas a empresa abandonou", disse Palhares. Segundo ela, a empresa responsável foi notificada e deverá ser multada para, depois, a secretaria retomar a reforma.
Em Ribeirão, uma das questões mais problemáticas da administração é dar conta da demanda do atendimento de urgência e emergência. Em abril, a secretaria fez um acordo com os dois principais hospitais filantrópicos, Santa Casa e Beneficência Portuguesa, para aumentar o número de leitos para internação de pacientes.
Segundo a secretária, o dinheiro para a reforma das quatro UBDSs deve ser liberado até a próxima semana, quando a pasta pretende iniciar a elaboração da licitação para as reformas. O trâmite demora, em média, 40 dias.


Texto Anterior: Nº de casos de dengue cresce em março e abril em Ribeirão
Próximo Texto: Sertãozinho: Após praia, vereador quer implantação de bondinho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.