Ribeirão Preto, Segunda-feira, 15 de Agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Com carrapatos, parque atrai famílias

Sem saberem da infestação, famílias foram ao Maurilio Biagi para passear com filhos no Dia dos Pais em Ribeirão

Problema foi detectado em março e, desde então, prefeitura não informou os usuários sobre riscos de doenças

ELIDA OLIVEIRA
DE RIBEIRÃO PRETO

Mesmo infestado por carrapatos-estrela, o parque Maurilio Biagi foi opção de lazer para as famílias de Ribeirão no Dia dos Pais. A maioria disse não saber dos riscos.
Os carrapatos-estrela são transmissores de doenças como a febre maculosa, que pode causar hemorragia e foi responsável por uma morte neste ano na cidade.
"Já me preocupava com a falta de isolamento do rio [porque o filho poderia cair]. Deixarei de frequentar o parque se for perigoso", afirmou o estudante Sebastião Valter de Oliveira Júnior, 29, que leva o filho Theodoro de Oliveira Orlandi Tosta, 2, todos os finais de semana para andar de bicicleta ou brincar de bola no local.
A infestação foi detectada em março, depois que visitantes reclamaram das picadas. Ao menos três trabalhadores, entre eles um jardineiro, relataram o caso.
Desde então, a prefeitura ainda não instalou placas ou fez campanha com panfletos, por exemplo, para avisar a população dos riscos. Segundo a administração, seria preciso fazer uma licitação.
"É perigoso porque a gente pode até dizer [ao filho] para não ir aqui ou ali, mas criança a gente não controla", afirmou Sônia Costa, 46, que foi com Gabriel, 5, e o marido, Claudio Nicolau, 39, ao Maurilio Biagi.
A Prefeitura de Ribeirão Preto deverá fechar o parque hoje (das 8h às 14h) para fazer o controle da infestação de carrapatos. Com isso, no período os frequentadores do Maurilio Biagi ficarão impedidos de circular na área verde. A medida se repetirá em todas as segundas-feiras.
A administração alega que a medida já estava sendo planejada e não deve se restringir ao período de combate à infestação. A prefeitura, ainda, não relaciona a morte deste ano por febre maculosa ao parque infestado.


Texto Anterior: Umidade entra no nível de alerta em Ribeirão
Próximo Texto: Dirceu defende investimento em "personalidades" locais para 2012
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.