Ribeirão Preto, Quinta-feira, 15 de Outubro de 2009

Próximo Texto | Índice

Após 3 meses de alta, geração de empregos cai em setembro

Nº de empregos é o maior para o mês na década na região, mas está muito abaixo do desempenho de julho e agosto

Entre as dez maiores cidades da região de Ribeirão, só Bebedouro e Sertãozinho amargaram resultados negativos em setembro


LUCAS REIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

As dez maiores cidades da região de Ribeirão Preto criaram, juntas, 4.756 vagas de emprego no mês passado. Apesar de ter sido o melhor resultado para um mês de setembro na década, o resultado revela uma desaceleração na criação de vagas com carteira assinada, já que em julho e agosto o resultado havia sido superior.
Os números são do Ministério do Trabalho e Emprego e foram divulgados ontem. Os 4.756 empregos criados no mês passado representam um avanço de 131% em comparação com setembro de 2008. Quando a comparação é com agosto deste ano, houve queda de 41,1% -no mês retrasado, foram criados 8.084 empregos formais na região.
Os números da região também se contrapõem ao resultado do país, que gerou 252.617 empregos e fez de setembro o melhor resultado do ano.
Porém, mesmo com a desaceleração na região, o mercado se diz otimista com o futuro. "Estamos passando por uma retomada, uma recomposição de quadros. A região reage devagar, mas reage", disse Ubiraci Moreno Pires Corrêa, diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de São Carlos, que fechou o mês com saldo de 934 vagas.
Bebedouro, com corte de 21 vagas, e Sertãozinho, com redução de 26 empregos, foram os destaques negativos. "Estamos retomando bem devagar. O pior já passou, mas a recuperação ainda está lenta. Nós ainda não saímos da UTI, mas apresentamos uma boa melhora", afirmou Adésio Marques, presidente do Ceise-BR (Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroalcooleiro e Energético) e diretor do Ciesp, ambos em Sertãozinho.
Franca criou 1.416 vagas, 19,6% a mais do que em setembro de 2009 e 13,1% a mais em comparação a agosto. Ribeirão também apresentou salto: criou 1.586 vagas, ante as 658 de setembro do ano passado (leia texto nesta página).
O acumulado do ano mostra que a região ainda está longe de recuperar as vagas perdidas com a crise mundial. De janeiro a setembro, o saldo de empregos nas dez maiores cidades é de 31.577. No mesmo período de 2008, o saldo era de 49.271.


Próximo Texto: Ribeirão Preto cria 1.586 vagas em setembro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.