Ribeirão Preto, Domingo, 15 de Novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Ensino afro vale até para a faculdade

DA FOLHA RIBEIRÃO

Em 2003, o governo federal decretou a lei 10.639 que determina a inclusão da disciplina de história e cultura afro-brasileira e africana no currículo dos ensinos fundamental, médio e superior do ensino público e privado. Não há menção à obrigatoriedade do assunto ser abordado na educação infantil.
No mesmo ano, o governo criou a Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), para promover iniciativas contra as desigualdades raciais e para efetivar a nova lei.
O dia 20 de novembro foi escolhido em homenagem a Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares -comunidade de escravos fugidos. Símbolo da resistência, Zumbi lutou pela libertação dos negros e acabou assassinado por um dos seus aliados no dia 20 de novembro de 1695.
Por esse motivo, o MNU (Movimento Negro Unificado) transformou a data em Dia Nacional da Consciência Negra, em 1978.
O dia comemorativo não é considerado feriado no calendário nacional e, por isso, é preciso reconhecimento de cada cidade -por meio de projeto.


Texto Anterior: Aplicação parte de professores engajados
Próximo Texto: Somente 17 cidades da região introduziram feriado na sexta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.