Ribeirão Preto, Quarta-feira, 15 de Dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Indústria fecha 6.350 vagas em novembro na região, diz Ciesp

Demissões foram maiores em usina de cana e fábrica de laranja

DE RIBEIRÃO PRETO

O período de entressafra nas lavouras de cana-de-açúcar e laranja contribuiu para as demissões na indústria da região no mês de novembro, segundo pesquisa divulgada ontem pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em São Paulo.
Nas cinco microrregiões -Franca, Araraquara, Sertãozinho, Matão e São Carlos-, as demissões na indústria somaram 6.350 postos de trabalho. A maior onda de demissões foi em Araraquara. Na microrregião, foram fechados 3.350 vagas.
Segundo o gerente regional do Ciesp de Araraquara, Carlos Aielo, as demissões ocorreram nas duas unidades da Cutrale (Araraquara e Itápolis) e nas usinas de álcool e açúcar da microrregião, formada por 17 cidades.
"As demissões ocorreram de forma sazonal, por causa do período da entressafra na cana e da laranja, as principais empregadoras na região", disse. "Mas todos esses funcionários deverão ser recontratados até fevereiro ou março", completou.
Os resultados do Ciesp-Araraquara foram destacados, inclusive, no resultado aferido em todo o Estado. As outras regionais que tiveram resultado negativo destacado na pesquisa foram Araçatuba e Piracicaba, também forte produtoras de cana e com usinas instaladas.
Já no ano, o saldo de empregos na indústria é positivo na cidade. De acordo com os dados, foram criados 5.250 novos postos em Araraquara. Nos últimos 12 meses, no entanto, o saldo é negativo em mil vagas.
A indústria de Franca teve a segunda maior onda de demissões. Ao todo, foram 1.400. O setor de couro, calçados e artigos para viagem foi o que mais demitiu, seguido pelo de biocombustíveis.
Nas microrregiões de Sertãozinho, Matão e São Carlos, as demissões somaram 1.600 vagas. (VBF)


Texto Anterior: Consumidores substituem carne por aves e peixes
Próximo Texto: USP terá Instituto de Arquitetura e Urbanismo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.