Ribeirão Preto, Terça-feira, 16 de Fevereiro de 2010

Próximo Texto | Índice

Na última nota, Castelo vence em Batatais

Escola de samba conquista 16º título do mais tradicional desfile da região no mesmo ano em que completa 40 anos

Acadêmicos do Samba e Unidos do Morro ficaram somente 0,25 ponto atrás e, assim como a Castelo, voltam a desfilar hoje


Márcia Ribeiro/Folha Imagem
As 12 guerreiras Valquírias da comissão de frente da Castelo, campeã em Batatais, com escudos representando as outras escolas da cidade

MARCELO TOLEDO
ENVIADO ESPECIAL A BATATAIS

Somente na última nota, das 108 atribuídas às escolas de samba no Carnaval, a Castelo foi declarada campeã do desfile de Batatais, o mais tradicional da região de Ribeirão Preto.
Com 179,25 pontos, em 180 possíveis, a escola ficou 0,25 à frente da vice, Acadêmicos do Samba, e da até então campeã, Unidos do Morro.
Com o enredo "40 Anos de Samba Vivi, é Festa, Jubileu de Rubi", a Castelo entrou no sambódromo ameaçada principalmente pela performance da tricampeã Acadêmicos, que desfilou na noite anterior e era apontada como favorita.
Apesar de ter feito menos pontos que no ano passado (179,5), quando ficou na terceira colocação, a Castelo foi beneficiada no final pela perda de pontos de Acadêmicos e Unidos do Morro no quesito bateria, o último a ser julgado e o primeiro no critério de desempate. Até esse quesito, a escola era terceira colocada.
As três chegaram ao quesito empatadas, mas a Castelo foi a única a obter duas notas dez, ante os 0,25 perdidos pelas adversárias, que terminaram com 179 -a Acadêmicos obteve o sexto vice-campeonato consecutivo no segundo critério de desempate (harmonia).
Foi a primeira vez desde a criação da Uesb (União das Escolas de Samba Batataenses), há 25 anos, que três agremiações carnavalescas chegaram ao último quesito empatadas.
"Neste ano, o ponto forte foi o maior envolvimento da comunidade com as escolas. Houve muita participação e empenho das escolas e o Carnaval cresceu muito em qualidade", afirmou Ubaldo Mozart Ribeiro, vice-presidentes da Uesb. A quarta colocada no desfile foi a Unidos da Liberdade, com 176 pontos, à frente da estreante Unidos da Fiel, com 168,25, e da bicampeã Riachuelo, que obteve 166 pontos.
Fiel e Riachuelo foram punidas com a perda de dez pontos por desfilarem com 17 e 11 componentes a menos que os 250 exigidos pelo regulamento, respectivamente. A Riachuelo alegou que o desfile atrasou por problemas que não são de sua responsabilidade e que crianças que desfilariam foram embora, mas o argumento não foi acatado pela organização.
"Foi o Carnaval da superação, foi muito difícil e sabíamos que seria assim. Agora é curtir", afirmou Helena Adami, presidente da Castelo. Para Felicíssimo Antônio dos Santos, o Simão, presidente da Unidos do Morro, os jurados foram corretos ao retirar pontos de sua escola. "Os jurados não foram injustos, foram competentes em julgar. Perdemos o Carnaval no barracão, não na avenida", disse.
O presidente da Uesb, Gino Ivair Bellon, afirmou que o Carnaval deste ano foi muito equilibrado por causa da qualificação das agremiações da cidade. "A Unidos do Morro, que foi campeã no ano passado, fez um desfile mais vistoso neste ano, mas não levou", disse.
Hoje, Unidos do Morro, Acadêmicos do Samba e Castelo, nessa ordem, voltam a desfilar no sambódromo da cidade, a partir das 21h. Os ingressos custam R$ 5. Colaborou LIGIA SOTRATTI, da Folha Ribeirão

Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.