Ribeirão Preto, Quinta-feira, 16 de Julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Mães alegam que cuidar dos pequenos nas férias as impede de trabalhar fora

DA FOLHA RIBEIRÃO

Pelo menos duas vezes por ano a história se repete: as creches e pré-escolas da rede pública fecham, as crianças ficam o tempo todo em casa e, em alguns casos, atrapalham os pais que trabalham fora.
"Eu preciso ficar de babá e dona de casa durante as férias. E, mesmo se quiser, não posso sair para procurar um emprego", disse Claudinéia Pereira de Araújo, 26, que mora no Parque Ribeirão. A filha dela, Kathllen, 3, frequenta uma creche, mas está de férias desde o último dia 9.
Ontem, no bairro habitado por famílias carentes, crianças brincavam e corriam pelas calçadas sob o olhar das mães, avós e outros parentes.
"Eu preciso cuidar de dois sobrinhos para que minha cunhada possa trabalhar. E isso dá trabalho", disse Edivanete da Silva, 30, sentada ao lado de Adélia Diolinda Lopes, 81, que monitorava dois netos.
"A gente fica com eles para que os pais consigam trabalhar. Eles sempre ficam aqui em julho e dezembro, durante as férias", disse a aposentada.
A desempregada Gláucia Regina Souza, 47, disse que, com os dois filhos em casa, fica difícil procurar emprego. "Eu não tenho com quem deixar as crianças, pois o meu marido também trabalha."
Neste ano, a Secretaria da Educação de Ribeirão já havia anunciado que reduziria as férias escolares nas creches e pré-escolas. O recesso, que começou no último dia 9, termina na próxima segunda.
No final do ano, segundo a secretária da Educação, Débora Vendramini, a prefeitura pretende estender o funcionamento das unidades até o dia 23 de dezembro.


Texto Anterior: Unidades abrem em Araraquara e Sertãozinho
Próximo Texto: Daerp pretende dobrar os cortes por falta de pagamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.