Ribeirão Preto, Sexta-feira, 16 de Julho de 2010

Próximo Texto | Índice

Troca de empregos está em alta na região

1º semestre registrou maior movimentação de mão de obra desde 2007; saldo em 53 cidades foi de 71.143 vagas

Economista do Ciesp diz que mercado de trabalho aquecido gera disputa de empresas por funcionários

JEAN DE SOUZA
DE RIBEIRÃO PRETO

A administradora de empresas Jaqueline Camila Biliatto, 25, começa na próxima segunda-feira a trabalhar no setor de vendas da Segmenta, indústria farmacêutica de Ribeirão Preto. Para isso, abandonou seu emprego em uma farmácia da cidade.
Para as estatísticas do Ministério do Trabalho e Emprego, o desejo de Biliatto de migrar para o segmento industrial não altera o saldo de contratações e demissões.
A mudança, porém, ilustra outra estatística em alta na região de Ribeirão: a movimentação da mão de obra.
No primeiro semestre de 2010, o mercado de trabalho de 53 cidades da região de Ribeirão com dados contabilizados pelo ministério registrou o maior "troca-troca" de empregos desde 2007.
De janeiro a junho, foram feitas 283.524 admissões com carteira assinada. O número de rescisões trabalhistas chega a 212.381, resultando em um saldo de 71.143 vagas.
Em 2008, quando foi registrado o maior saldo de empregos nos últimos anos (78.376), menos contratações foram feitas: 270.548. O número de desligamentos (192.172) também foi menor.
Essa movimentação mais intensa é resultado do mercado de trabalho aquecido, que leva a uma disputa das empresas por funcionários, afirma o economista e gerente regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em Ribeirão, Fabiano Guimarães.
Segundo ele, a migração entre setores está ocorrendo com mais frequência neste ano. "É o que estamos vendo diariamente nas empresas."
Luiz Guilherme Scorzafave, economista da FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade) da USP, afirma que o número elevado de demissões e contratações pode ser visto como um bom sinal.
Aponta, segundo ele, que há mais oportunidades para o trabalhador trocar de emprego, em busca de um salário maior ou de outra área.


Próximo Texto: Ribeirão cria 7.156 vagas no 1º semestre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.