Ribeirão Preto, Sexta-feira, 16 de Julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOCO

32% das empresas relatam dificuldades para contratar

LUIZA PELLICANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

Trinta e dois por cento das empresas de Ribeirão Preto têm dificuldade para contratar funcionários qualificados. Isso é o que aponta uma pesquisa apresentada ontem pela ACI-RP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) e Fundace.
Para José Carlos de Carvalho, presidente da ACI-RP, quem está desempregado deve pensar em qualificação.
"Aquele que tiver conhecimento não terá nunca problema de encontrar emprego na cidade. Algumas [empresas] têm tanta dificuldade que acabam contratando e treinando os inexperientes", afirmou Carvalho.
A pesquisa mostrou que o setor que mais sofre na hora de contratar é o de serviços, com 36,3%. Em seguida vem a indústria, com 31%, e o comércio com 29,9%.
"O setor de serviços sofre mais pois não dá para ensinar uma pessoa a sorrir. Para os outros setores consegue-se treinar o candidato", afirmou Vicente Golfeto, economista da associação.
A busca por profissionais qualificados vai continuar. De acordo com a pesquisa, 45,4% das empresas planejam contratações para os próximos seis meses.
Questionados sobre demissões, os empresários 53,8% responderam que pretendem manter o mesmo número de funcionários e 0,8% diz que pode haver cortes.
A maioria deles (86,6%) se diz otimista em relação ao futuro de seu negócio. Esse sentimento é impulsionado pela melhora no faturamento no semestre, que foi apontada por 48,5%.


Texto Anterior: Polícia: TJ bloqueia bens de acusado de matar gerente por ciúme
Próximo Texto: Painel Regional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.