Ribeirão Preto, Quarta-feira, 16 de Setembro de 2009

Texto Anterior | Índice

ECONOMIA

Sertãozinho lidera demissões na indústria de SP em agosto

DA FOLHA RIBEIRÃO

As indústrias da microrregião de Sertãozinho, formada por sete municípios, tiveram queda de 2,97% no nível de emprego em agosto, em comparação com julho, o que fez a regional liderar as demissões nas indústrias de São Paulo, segundo o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). O desempenho também foi ruim em São Carlos e Franca.
O setor produtivo de Sertãozinho registrou a demissão de mil trabalhadores no mês, um ano depois da deflagração da crise econômica global. A maior redução foi registrada no segmento de produtos de metal (-11,79%). Apesar do revés, no acumulado do ano o desempenho é positivo, com a geração de 3.400 vagas.
Das 36 diretorias do Ciesp pesquisadas em SP, 19 tiveram resultados positivos. Cinco ficaram estáveis e, em 12, o desempenho foi negativo. A diretoria de São Carlos teve variação negativa de 0,5% e a de Franca, de 0,18%.
Na regional de Franca, que concentra 19 cidades, o saldo negativo foi de 50 trabalhadores. A retração, para José Carlos Brigagão do Couto, presidente do Sindifranca (Sindicato da Indústria de Calçados de Franca), não atingiu o setor calçadista, principal atividade da maior cidade da microrregião.
"Foi um mês bom e não creio em redução, ainda que pequena. A tendência a partir de agora é só contratar." A Camex (Câmara de Comércio Exterior) determinou a sobretaxação provisória de US$ 12,47 para cada par de sapato fabricado na China que entre no Brasil, medida que deve impulsionar a produção de Franca.
"Começamos a ter uma nova perspectiva. Quem importava quer produzir no mercado interno agora."
Segundo o Ciesp, o desempenho só foi positivo nas regionais de Araraquara (0,1%) e Matão (0,5%). Diadema liderou no Estado, com 1,4%. (MARCELO TOLEDO)


Texto Anterior: Trabalho: Mutirão do Emprego oferece 5.771 vagas para a região
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.