Ribeirão Preto, Sexta-feira, 16 de Outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Negligência médica causou morte de chapeiro, diz sindicância da Saúde

DA FOLHA RIBEIRÃO

Sindicância instaurada pela Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto revela que a morte do chapeiro Benedito Ferreira, 60, no dia 8 de agosto, foi provocada por um traumatismo craniano e por negligência, imprudência e imperícia da equipe da UBDS (Unidade Básica Distrital de Saúde) Castelo Branco.
Em entrevista coletiva, a secretária Carla Palhares disse que a investigação apontou que Ferreira ficou mais de quatro horas sem atendimento médico.
"A morte dele foi provocada por imprudência, negligência e imperícia da equipe da unidade, mas ainda não é possível apontar os culpados. Demos prioridade a este caso nas investigações de sindicâncias. Houve demora tanto no atendimento quanto na regulação", disse. Ela afirmou que as investigações podem levar o caso para fora da esfera administrativa.
O caso provocou mal estar entre Carla e a prefeita Dárcy Vera (DEM), que, durante anúncio da saída do secretário da Casa Civil, Celso Steremberg, disse que soube do fato pela imprensa.
Dárcy também cobrou rigor na apuração dos culpados pela morte. "Se houve negligência, tem que ter nomes. Porque não dá mais para abrir sindicâncias sem algo de concreto. Quem errou? Quem falhou? Quero nomes na minha mão", disse.
A morte de Ferreira não foi a única neste ano em Ribeirão. Em junho, o mecânico Luiz Zamariolli FIlho, 62, morreu uma hora após ter alta da equipe médica da UBDS do Quintino 2. A família dele registrou ocorrência na polícia alegando que a morte poderia ter sido evitada caso o atendimento fosse adequado.
No mês passado, foi aberta sindicância para apurar a espera de 50 horas para internação da aposentada Maria Adelaide de Melo, 65, na UBDS do Castelo Branco.


Texto Anterior: Polo de Franca: Mercado de calçados está "inseguro"
Próximo Texto: Idoso: Promotoria entra com ação civil contra casas de repouso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.