Ribeirão Preto, Domingo, 16 de Novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Invasão brasileira nos Estados Unidos começou na década de 80

DO ENVIADO ESPECIAL A LAS VEGAS

A imigração brasileira em solo norte-americano teve início na década de 80, mas foi nos anos 2000 que os peões chegaram em massa e passaram a ganhar rodeios e títulos nos EUA.
A história começou quando Sebastião Procópio (vencedor de Barretos em 1980) e Vilmar Felipe (ganhador de 1985 e 87) passaram a disputar rodeios nos EUA. Ainda sem a PBR, as provas não eram milionárias como as de hoje, mas atraíam cada vez mais brasileiros.
"O Sebastião Procópio veio em 1982 e o Vilmar teve provas de sucesso. Isso serviu para atrair a atenção", afirmou Adriano Moraes, o mais vitorioso dos brasileiros nos EUA e que, somente em prêmios, já ganhou US$ 3,5 milhões.
Moraes foi competir em arenas americanas a partir de 1992 e foi um dos fundadores da PBR. Ganhou seu primeiro título dois anos depois e passou a ser considerado ídolo.
Depois dele, uma série de competidores participou de montarias nos EUA, como o ex-campeão de Barretos Fabrício Alves e os campeões mundiais Ednei Caminhas e Guilherme Marchi. Há três anos, eles eram 15. Hoje, são 25. "É tudo organizado. Dão valor ao que fazemos. Quero ficar aqui dez anos", disse Valdiron de Oliveira, 28.


Texto Anterior: Obstáculo, idioma se torna também motivo de risadas
Próximo Texto: Deslumbrado, campeão de Barretos deste ano diz que vai morar nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.