Ribeirão Preto, Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DISPUTA INTERNACIONAL

Mãe leva filho de 7 anos para a Ucrânia e pai recorre ao STJ

DA FOLHA RIBEIRÃO

O artista circense de São Carlos Ricardo de Almeida Júnior, 37, decidiu apelar novamente à Justiça para reaver a guarda do filho Daniel de Almeida, 7, hoje no exterior com a mãe ucraniana, a estilista Olga de Almeida, 34, que levou o menino anteontem para a casa da avó materna, na Ucrânia.
A alegação de Almeida Júnior é que a mãe do menino não avisou ao juiz da 1ª Vara Cível de São Carlos, que deu a guarda definitiva da criança à estilista, sobre a partida para a Ucrânia. Anteontem, ele chegou a ir até o aeroporto de Guarulhos para tentar se despedir do filho, mas não conseguiu chegar a tempo.
"Eu fui buscar meu filho com ela, porque domingo é o meu dia de visita, e ela não estava mais lá", disse o artista. A disputa sobre quem vai ser responsável pela criança segue desde 2006 e, por enquanto, a vitória é da mãe, que conseguiu na Justiça, em primeira e segunda instâncias, a guarda do menino.
"Ela tinha autorização para sair do Brasil com o menor. O que ela descumpriu foi não ter avisado [sobre a viagem] ao juiz da 1ª Vara Cível de São Carlos", disse o advogado do artista circense, Renato Cássio Soares de Barros. Ele deve propor um recurso especial ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) para que o menino retorne ao Brasil e fique com o pai.
Paula Adriana Coppi, advogada da estilista, disse que o juiz Milton Coutinho Gordo, da 1ª Vara Cível de São Carlos, foi avisado sobre a viagem. Gordo não deu informações sobre o caso à Folha porque o processo corre em segredo de Justiça.
Almeida Júnior e Olga se conheceram num parque de diversões na Alemanha e estão separados desde 2005. Em 2008, a disputa pelo menino chegou à Câmara de São Carlos, que aprovou moção de apelo a órgãos como Câmara dos Deputados e Ministério da Justiça para que o menino ficasse no país.


Texto Anterior: Memória: Em 2009, região já teve 6 crimes passionais
Próximo Texto: Rodoviária: Defensoria pede suspensão de cobrança para uso de sanitário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.