Ribeirão Preto, Quarta-feira, 17 de Fevereiro de 2010

Próximo Texto | Índice

Região prega maior presença de blocos

Participação é vista como essencial para o crescimento do Carnaval, já que entidades são embriões de escolas de samba

Em Franca, a intenção é promover um concurso de blocos no ano que vem, para estimular a participação da população no evento


Silva Junior/Folha Imagem
Comissão de frente da escola Os Bambas, de Ribeirão, que ontem foi declarada vencedora do Carnaval, no Teatro Municipal

VERIDIANA RIBEIRO
DA FOLHA RIBEIRÃO

Pelo menos três cidades da região -Franca, São Carlos e Araraquara- apostam no crescimento do Carnaval de rua a partir de 2011, com o planejamento de criar novos blocos de rua. Em Araraquara, a prefeitura promete repetir a colocação de trio elétrico na avenida Bento de Abreu e no distrito de Bueno de Andrada. O evento, aberto ao público, ocorreu pela primeira vez neste ano.
"Nós já temos dois blocos tradicionais na cidade, o Bloco do Fuá e o Margaridas e Margaridos. Queremos convidar mais blocos a partir do ano que vem. Evidentemente que os desfiles [de escola de samba] são de suma importância, mas percebemos que a população quer algo em que as pessoas possam participar", afirmou a secretária da Cultura de Araraquara, Euzânia Andrade.
Em Franca, segundo o diretor de Cultura da Feac (Fundação de Esporte, Arte e Cultura), Sérgio Menezes, a intenção é promover um concurso de blocos no próximo ano. A ideia, com o concurso, é estimular a participação da população e abrir caminho para a fundação de novas escolas de samba. "Entendemos que, se fizermos um concurso, vamos estimular a cultura de Carnaval na cidade", afirmou Menezes.
O diretor da Feac também defende a realização de oficinas de costura, artes plásticas, música e dança a partir de março para aumentar a qualidade técnica dos desfiles.
Telma Olivieri, coordenadora do Departamento de Cultura de São Carlos e presidente da comissão de Carnaval da cidade, tem o mesmo entendimento de Menezes. Neste ano, pela primeira vez, a festa teve concurso de blocos que desfilaram na avenida Trabalhador São-carlense na noite de anteontem. A apuração do bloco vencedor acontecerá hoje.
Por enquanto, o formato do Carnaval de 2011 e da participação de blocos na festa ainda está indefinido. Mas Andrade, Menezes e Olivieri disseram acreditar que o calendário deva ser montado até no final do próximo mês.
Em Ribeirão Preto, dois blocos de rua desfilaram pelas vias da região central da cidade: Os Alegrões, anteontem, e o Bloco Berro, que saiu no dia 6. Nos dois casos, os blocos cantam, principalmente, tradicionais marchinhas de Carnaval.

Batatais
Em Batatais, onde acontece o desfile de escolas de samba mais tradicional da região de Ribeirão, com seis agremiações, a possibilidade de os blocos voltarem a desfilar é vista como positiva, segundo Ubaldo Mozart Ribeiro, vice-presidente da Uesb (União das Escolas de Samba Batataenses)."A possibilidade existe, só depende do pessoal para voltar. A Uesb é favorável", afirmou.
Os últimos blocos desfilaram no final da década passada na cidade -eram dois, mas com a transformação do Baroel em escola de samba, agremiação que depois se uniu à Riachuelo, os blocos deixaram de desfilar.
"Os blocos poderiam abrir o Carnaval, que começaria mais cedo", disse Ribeiro, que também entende a volta dos blocos como um estímulo à formação de novas escolas.


Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.