Ribeirão Preto, Domingo, 17 de Julho de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Barretos adota câmeras e toque de recolher a um mês da Festa do Peão

Propostas que visam reduzir ações de vandalismo, segundo a prefeitura, geram polêmica

Além de dez câmeras em vias estratégicas, outras 53 serão posicionadas em prédios públicos em substituição a vigias

Silva Junior/Folhapress
Câmera instalada no cruzamento da avenida 43 com a rua 32, em Barretos, ponto de encontro durante a Festa do Peão

ANA SOUSA
DE RIBEIRÃO PRETO

A um mês do início da tradicional Festa do Peão de Boiadeiro, Barretos está adotando um pacote de medidas de segurança que inclui a instalação de câmeras nas principais vias da cidade e um toque de recolher para menores de 16 anos.
Em fase de implantação, as propostas devem ser colocadas à prova pelos cerca de um milhão de visitantes que são aguardados no evento entre 18 e 28 de agosto.
Com o rastreamento das ruas, a prefeitura quer reduzir ações de vandalismo e a criminalidade, inclusive no período da festa, quando vias são tomadas por turistas e barretenses, fechando o trânsito. Em 2010, a cidade teve 348 furtos no mês da festa, ante a média de 191,9 dos outros meses do ano.
Além das dez câmeras em vias estratégicas como a avenida 43, principal ponto de encontro na área urbana, outras 53 serão colocadas em prédios públicos no lugar de vigias terceirizados. Para o chefe do departamento de serviços gerais da prefeitura, Otávio Ferraz, o objetivo é reduzir custos.
Já a restrição da circulação de jovens desacompanhados dos pais entre 23h e 5h, sancionada pelo prefeito Emanoel Carvalho (PTB) e publicada no "Diário Oficial do Município" no dia 7, é considerada medida "protetora", que deverá ser seguida por menores de outras cidades que estiverem em Barretos.
É o que diz o vereador Aparecido Cipriano (PTB), autor do projeto. "Não acredito que a medida possa prejudicar a Festa do Peão."
A aplicação da proibição será discutida por um grupo, segundo a diretora de Assistência Social, Luiza Helena Rossi (leia texto abaixo).
O pacote restritivo divide opiniões. Para Marcelo Murta, consultor de estratégia e marketing de Os Independentes, que organiza a Festa do Peão, ele não deve afugentar o público. "Vai estimular a vinda de famílias e espantar a bandidagem."
O capitão da PM Valdeci Silva Junior afirmou que a câmera contribuirá para evitar vandalismo. "Faz com que as pessoas tenham freio."
Já o presidente da Associação Comercial e Industrial de Barretos, André Peroni, disse ser contra o toque de recolher. "Cada família tem que cuidar dos seus jovens, não compete ao município."
Para a agropecuarista Lenir Costa Alves, 51, que aluga casas para a festa, as mudanças devem afastar turistas. "A prefeitura não deveria criar artifícios para que as pessoas se sintam controladas."


Próximo Texto: Memória: Com a medida, violência cai em 29 de 30 cidades
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.