Ribeirão Preto, Terça-feira, 18 de Janeiro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Presos fazem "pirâmide humana" para tentar escapar de cadeia

Com 48 homens, unidade de Santa Rosa de Viterbo está superlotada

DE RIBEIRÃO PRETO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE RIBEIRÃO PRETO

Presos da cadeia de Santa Rosa de Viterbo, que está superlotada, tentaram fugir anteontem à tarde formando uma "pirâmide humana".
Segundo a Polícia Civil, 32 homens tomavam banho de sol por volta das 13h quando pelo menos três deles foram surpreendidos pelos carcereiros ensaiando a fuga.
Eles fizeram a formação da pirâmide para jogar uma corda feita com lençóis -conhecida como "teresa"- pelo muro da cadeia.
Em uma rápida revista, os carcereiros encontraram a corda escondida debaixo de roupas próximo aos presos.
A suspeita é que a teresa seria jogada pelos demais detentos assim que a pirâmide alcançasse o muro, de cerca de cinco metros de altura.
"Um dos carcereiros percebeu a movimentação fora do normal e surpreendeu os três tentado formar uma pirâmide", disse o delegado Jorge Miguel Koury Neto.
Com o apoio de policiais militares, os detidos foram recolhidos para as celas. Policiais vasculharam cada cela, mas nada foi encontrado.
Os três que se envolveram na pirâmide foram transferidos ontem à tarde para CDPs (Centros de Detenção Provisória), segundo o delegado.
À polícia os suspeitos negaram que tentavam fugir ou que fizeram a teresa. Koury Neto decidiu suspender o banho de sol durante os finais de semana, "como medida de contenção", e estuda implantar outras formas de controle.
A cadeia abrigava no domingo 48 homens -outros 16 estavam trancados. A unidade só poderia comportar 28 pessoas, divididas em quatro celas.
Segundo a Secretaria de Estado Segurança Pública, a unidade espera liberação de recursos para iniciar obras de infraestrutura.
(JULIANA COISSI e LUIZA PELLICANI)


Texto Anterior: Painel Regional
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.