Ribeirão Preto, Domingo, 18 de Abril de 2010

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Região volta à rota de obras ferroviárias

Modernização da malha férrea vai contar com investimentos públicos de ao menos R$ 64 milhões nos próximos anos

Entre os projetos está o de Ribeirão, que na semana passada anunciou o plano de um novo ramal no entorno do município

Silva Junior/Folha Imagem
Pedestres aguardam passagem de trem em trecho perto da praça Itália, na área urbana de São Carlos

JEAN DE SOUZA
DA FOLHA RIBEIRÃO

Com investimento público de pelo menos R$ 64 milhões previsto para os próximos anos, cidades da região voltaram a ter nos trilhos ferroviários que impulsionaram seu crescimento no século passado uma nova plataforma de desenvolvimento econômico e urbano.
O mais novo sinal de que o transporte ferroviário na região segue a tendência de valorização que vem obtendo em âmbito nacional veio de Ribeirão Preto, que anunciou na semana passada o plano de construir um novo ramal ferroviário no entorno da cidade.
Serão sete novos quilômetros de trilhos que desviarão a malha ferroviária da área urbana da cidade com a maior economia na região.
A desapropriação da área onde serão assentados os trilhos ficará sob responsabilidade da prefeitura, o projeto a cargo do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e a operação sob o comando da FCA, concessionária responsável pela malha ferroviária de Ribeirão.
Os planos para o novo ramal, segundo a FCA, serão definidos assim que o projeto estiver pronto. Atualmente, a empresa movimenta parte do açúcar e álcool produzido na região.
O novo ciclo de investimentos no setor ferroviário de Ribeirão coincide com a conclusão de estudos para obras em São Carlos, Serrana, Matão e Barretos. Nessas quatro cidades, somente em projetos técnicos estão sendo consumidos, desde 2008, R$ 4,5 milhões.
O mais caro e ambicioso está sendo gestado em Serrana. Ao custo de R$ 2,4 milhões, o projeto para a construção de um terminal intermodal deve ficar pronto em 60 dias, segundo o diretor de Projetos e Desenvolvimento de Serrana, Guilherme Montanari.
Se o prazo for cumprido, Montanari diz acreditar que será possível começar ainda neste ano a obra do intermodal, que na primeira fase terá investimento de R$ 16,4 milhões.
Numa área de 600 mil m2, abrigará armazéns, silos e tanques integrados a terminais ferroviários, rodoviários e a um alcoolduto que, interligado a outras regiões do Estado, prevê transportar 17 bilhões de litros de etanol ao ano. Segundo Montanari, para a segunda fase do projeto está previsto um novo aporte de R$ 15 milhões.
Em Barretos, a reforma do contorno ferroviário custará R$ 18 milhões. Segundo o vereador Paulo Correa (PR), deve ficar pronta 18 meses após licitação, prevista para daqui a 60 dias.


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