Ribeirão Preto, Quinta-feira, 18 de Junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Carlos terá radar noturno em avenidas

Objetivo é evitar acidentes causados por motoristas bêbados, diz prefeitura

É o primeiro município da região a fiscalizar após as 20h com aparelho móvel, mas Araraquara também estuda adotar medida

JULIANA COISSI
DA FOLHA RIBEIRÃO

A Secretaria de Transportes e Trânsito de São Carlos passará a usar em 15 dias um radar móvel para fiscalizações de excesso de velocidade à noite. Entre os cinco maiores municípios da região que têm radar, São Carlos é a primeira cidade em que o aparelho irá funcionar após as 20h.
Atualmente, o único radar, estático -popularmente conhecido como móvel-, atua em sistema de rodízio em 14 avenidas de maior movimento. O novo aparelho atuará nas mesmas vias, segundo a prefeitura. A cidade aplica cerca de 1.200 multas por mês. A blitz noturna deve começar em 3 de julho, com apoio da Polícia Militar. A fiscalização irá ocorrer das 20h até a meia-noite e, aos sábados, se estenderá até a 1h.
Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, Nilson Carneiro, outras cidades, como Brasília, têm fiscalização noturna. "Notamos que grande parte dos acidentes com vítimas acontece à noite, quando as pessoas abusam da bebida."
A vizinha Araraquara também pretende flagrar o excesso de velocidade à noite. "Já fizemos alguns testes desde o início do ano, mas a imagem ainda não ficou nítida", disse o secretário do Trânsito e Transporte, Joel Marco Carrera.
A cidade possui um aparelho que faz rodízio em 15 avenidas de maior fluxo. Só em abril deste ano, o funcionamento do radar resultou em 1.053 multas.
A cidade ainda conta com um "fiscal" nos semáforos. Trata-se do "laço detector", um fio instalado embaixo do asfalto, na faixa de pedestres, ligado a câmeras. Quando um veículo invade a faixa com o sinal vermelho, o aparelho detecta a infração e ativa a câmera. Há laços detectores em três esquinas da cidade. Por meio deste método, foram aplicadas 400 multas em abril.
Barretos conta com um sistema diferenciado. São 16 radares fixos. Apenas um funciona à noite: os outros 15 são ligados a cada dois ou três dias, em forma de rodízio.


Texto Anterior: Alta: Nº de unidades produtoras chega a 295 no centro-sul
Próximo Texto: Economia: Sertãozinho lidera contratação na indústria de SP em maio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.