Ribeirão Preto, Quinta-feira, 18 de Junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

9ª FEIRA DO LIVRO

Não existe jornalismo sem sensibilidade, diz Eliane Brum

DA FOLHA RIBEIRÃO

Premiada por reportagens sobre temas delicados como suicídio e pacientes terminais, a gaúcha Eliane Brum, repórter especial da revista "Época", é a convidada para o Salão de Ideias do próximo domingo, às 15h, na nona Feira do Livro de Ribeirão.
Na opinião de Brum, "não existe jornalismo sem sensibilidade" e faltam repórteres "que vão à rua dispostos a ver além do óbvio". A seguir, trechos da entrevista


FOLHA - A sra. é autora de matérias premiadas, marcadas pela sensibilidade. Que tipo de olhar falta hoje no jornalismo?
ELIANE BRUM
- Não acredito em jornalismo sem sensibilidade. Ela deve entrar em todas as reportagens do dia a dia, até nas notas. Somos seres humanos contando histórias reais sobre outros seres humanos. Precisamos ter a honestidade de nos despirmos de nossos preconceitos. O que está faltando, parece, é repórteres que vão à rua dispostos a ver além do óbvio.

FOLHA - Quais livros ou autores te marcaram?
ELIANE
- Eu preciso dos livros para viver. Leio, no mínimo, um livro por semana, em geral no domingo. Tenho muitos autores e fases: Monteiro Lobato, Érico Verissimo, Jorge Amado, Balzac. Hoje os autores que eu espero com ansiedade são Philip Roth, Ian McEwan, [J.M] Coetzee e Kazuo Ishiguro.

FOLHA - Qual o desafio de formar um público leitor?
ELIANE
- Muitos. Um deles é escola ruim. Qual é o estado e o lugar das bibliotecas? Tive uma boa biblioteca em casa porque meus pais passavam anos sem comprar uma peça de roupa, mas sempre compravam livros.

FOLHA - Depois que a feira acaba, qual contribuição deixa?
ELIANE
- Acho mágico. Uma feira como a de Ribeirão pode ser contada a partir de todos os encontros que proporciona: de um livro com um leitor, de um escritor com seu leitor, dos diálogos improváveis das barracas.


Texto Anterior: Feira do Livro começa hoje e espera 500 mil visitantes
Próximo Texto: Polícia: Grupo de garotas ameaçava pelo orkut e espancava colegas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.