Ribeirão Preto, Terça-feira, 18 de Agosto de 2009

Próximo Texto | Índice

Ribeirão confirma 1ª morte por gripe suína

Vítima é um menino de 11 anos que morava na instituição beneficente onde foi detectado o primeiro surto da doença

Segundo a secretária, garoto tinha microcefalia e problema pulmonar crônico; total de casos confirmados sobe para 60


LIGIA SOTRATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Foi confirmada ontem a primeira morte em Ribeirão por gripe suína. A vítima é um menino de 11 anos que morreu na madrugada do domingo, após passar um mês internado. Ele era de uma instituição onde foi notificado o primeiro surto da nova gripe na cidade.
O total de pacientes com a doença confirmada em Ribeirão subiu para 60 ontem. Ainda estão sob investigação 43 casos, duas mortes e um surto em uma pequena empresa.
Segundo a Secretaria de Saúde, a saúde do garoto que morreu era delicada. "Ele tinha microcefalia e problema pulmonar crônico", disse a secretária da Saúde, Carla Palhares.
O menino sentiu os primeiros sintomas em 16 de julho e foi hospitalizado no dia seguinte. Ele estava em Ribeirão, onde mora seu pai havia um ano e dez meses. Sua mãe é da Bahia.
Outras 16 pessoas na instituição em que o garoto morava tiveram os sintomas da doença -uma criança continua internada. O surto foi confirmado por cinco exames de laboratório. O restante, como é o caso do garoto que morreu, foi considerado resultado positivo por vínculo epidemiológico.
Ribeirão tem ainda um surto confirmado na penitenciária, onde a doença foi confirmada em quatro presos. Eles foram medicados com o antiviral Tamiflu, utilizado no tratamento de gripe suína, e permanecem na unidade isolados.
Na empresa sob investigação -nomes não são revelados-, três funcionários fizeram a coleta do material.
As duas mortes em investigação são de um garoto de 19 anos e de uma mulher de 44 -ambos morreram na semana passada.
Dos quatro casos novos confirmados, três são crianças (11 meses, dois anos e 11 anos) e o quarto é uma mulher de 28 anos. Ontem, foram descartados dez casos e incluídos 13 pessoas na lista de suspeitos. Cresceu também o número de gestantes entre os casos suspeitos: sete colheram o material e esperam os exames.
A morte do garoto de 11 anos é a quarta na região devido à doença. As outras foram em São Carlos, Ibitinga e Buritizal.

Volta
Ontem, alunos da rede municipal, estadual e parte das particulares retornaram as aulas em Ribeirão. De acordo com a secretária da Educação, Débora Vendramini, o município está analisando a melhor forma de reposição das aulas.
O sindicato das escolas particulares sugeriu que a reposição seja feita aos sábados, mas cada colégio vai avaliar e decidir individualmente qual medida irá adotar. A rede estadual informou que pretende repor as aulas aos sábados ou prolongar o ano letivo até o final do mês de dezembro.


Próximo Texto: Serrana: Aulas em berçário são suspensas por duas semanas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.