Ribeirão Preto, Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Com 106 anos, igreja mais antiga de Ribeirão tem tombamento concluído

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

O Conpacc (Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural) de Ribeirão Preto decidiu em reunião extraordinária tombar definitivamente a igreja mais antiga da cidade que ainda está de pé.
A igreja Santo Antônio Pão dos Pobres, no Campos Elíseos, foi construída em 1903 para atender imigrantes que chegavam à cidade.
De acordo com a chefe da divisão de patrimônio público e cultural de Ribeirão, Lilian Rosa, a igreja, apesar de não ser grandiosa em tamanho, é uma "joia". "Ela é pequena em tamanho, mas tem uma riqueza histórica gigantesca. Um exemplo é a torre, que fica sobre o altar, nos fundos da igreja, e não na entrada, como é na maioria", disse.
Segundo ela, a igreja distribuía pães a imigrantes carentes da região, daí a origem do nome "Pão dos Pobres". Com o tombamento definitivo, o padre Gilberto Kasper disse esperar fazer banheiros e encanamentos na igreja.


Texto Anterior: Criminosos de São Carlos matam jovem em "micro-ondas"
Próximo Texto: Prefeitura vai pagar R$ 83 mi a servidores efetivos do Legislativo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.