Ribeirão Preto, Sábado, 19 de Fevereiro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Despejados da favela Itápolis buscam moradia

Grupo de 60 famílias sem direito a novas casas teve de deixar os barracos

Outras 160 foram para conjuntos habitacionais depois da demolição, que visa impedir novas invasões no espaço

JULIANA COISS
DE RIBEIRÃO PRETO

"É uma casa sem teto, sem nada, igual diz aquela música". Assim Francirane de Araújo, 23, descreveu o imóvel que alugou às pressas para sete pessoas, após ter sido despejada ontem da favela Itápolis, perto do aeroporto, em Ribeirão Preto.
Como ela, cerca de 60 famílias tiveram de sair de seus barracos na favela sem ter uma garantia de conseguir uma nova moradia.
Elas fazem parte do grupo que não foi cadastrado em 2007 pela prefeitura e que, portanto, não tem direito às casas populares construídas pela CDHU no Jardim Paulo Gomes Romeu.
Outras 160 famílias da favela Itápolis começaram ontem a se mudar para as novas casas. É a segunda etapa de transferência -60 deixaram a favela Adamantina em dezembro de 2010.
Ontem, caminhões da prefeitura foram deslocados para auxiliar as famílias na mudança. Enquanto isso, tratores derrubavam os barracos para evitar invasões.
Francirane, de São Mateus, no Maranhão, conta que no dia do cadastro estava na maternidade, dando à luz ao filho caçula.
A vizinha Taila Soraia dos Santos Barbosa, 19, mostrava-se desesperada. Chorando, contou à reportagem que não tinha para onde ir.
"Vim morar aqui porque não tinha opção. Não tenho dinheiro para alugar nada."
Ela se negava a ir com o marido e o filho de um ano ao Cetrem, um abrigo municipal que recebe moradores de rua e quem não tem casa. "O Cetrem não é lugar decente para levar criança."
A prefeitura informou que não há previsão no orçamento para conceder subsídio de aluguel para os despejados.
O secretário da Casa Civil, Layr Luchesi, disse que, das 60 famílias, 11 possuem propriedades e duas já participaram de financiamento, o que as exclui dos critérios para obter moradia.


Texto Anterior: Série A-2: Ferroviária pega o União na abertura do segundo turno
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.