Ribeirão Preto, Terça-feira, 19 de Junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Padroeiro da cidade é considerado o santo protetor das catástrofes

FREE-LANCE PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Os fundadores de Ribeirão Preto escolheram são Sebastião como santo padroeiro da cidade em virtude das chuvas e vendavais que atingiam a região. O último grande vendaval no município ocorreu em 1994, destruindo casas e muitos pontos comerciais.
Para a Igreja Católica, são Sebastião é o santo protetor das catástrofes. De acordo com a história, ele teria sido um oficial do Império Romano, que ocultamente ajudava presos e condenados à morte.
Descoberto como cristão, foi detido e obrigado a negar sua fé. Como isso não ocorreu, ele teria sido destituído da função militar e entregue a um pelotão de soldados, que o amarraram em uma árvore, dispararam várias flechas e o deram como morto.
Após a retirada dos soldados, uma cristã o teria salvo. Depois de curado, são Sebastião voltou a se apresentar ao imperador, que deu nova ordem para que o matassem. Dessa vez, o sacrifício teria ocorrido por meio de pauladas e boladas de chumbo.


Texto Anterior: 145 anos: Ribeirão foi chamada Entre Rios por 2 anos
Próximo Texto: Doação para igreja auxiliava na legalização das posses de terra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.