Ribeirão Preto, Terça-feira, 19 de Julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cana gera 658 mil toneladas de poluentes

DE RIBEIRÃO PRETO

As queimadas de cana na região de Ribeirão Preto deverão emitir neste ano cerca de 658.355 toneladas de poluentes, diz Ricardo Viegas, gerente do projeto Etanol Verde da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
O cálculo leva em conta a estimativa de colher 413,8 mil hectares, considerando o uso do fogo em 43% da área e a emissão de 3,7 toneladas de poluentes por hectare, segundo Viegas.
Apesar de alto, o índice de queimada está caindo, afirma ele. Um protocolo do Estado com produtores determina que, após 2014, as áreas mecanizadas não poderão mais usar a queimada antes da colheita.
Na safra 2006/07, 61% da área de cana era queimada, contra 43% na última safra.
Neste mês, os satélites do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registraram 89 focos de calor no Estado, 42% a menos que em 2010 e 102% a mais se comparado a 2009.
"Não há queimada natural. O tempo seco propaga o fogo, desde que alguém o inicie", afirma Alberto Setzer, coordenador do monitoramento das queimadas no Inpe. (EO)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Fatores como seca, frio e poeira prejudicam condições de saúde
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.