Ribeirão Preto, Terça-feira, 19 de Outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Maiores cidades possuem "deficit verde"

Ribeirão, Franca, S. Carlos e Araraquara estão abaixo do índice de arborização da Secretaria do Meio Ambiente

Parâmetro calculado com base em projeção de copa das árvores subiu de 25 m2 para 100 m2 por habitante

RODOLFO TIENGO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE RIBEIRÃO PRETO

Ribeirão Preto e as outras três cidades mais populosas da região -Franca, Araraquara e São Carlos- estão abaixo da meta de arborização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, de 100 m2 por habitante.
Para se adequar, os municípios planejam cultivar, até 2012, quase 600 mil mudas.
O índice, estabelecido pelo programa Município Verde Azul em parceria com a USP, foi calculado com base na projeção de copa das árvores dentro do perímetro urbano.
Até 2009, o índice era de 25 m2 por habitante. Já a OMS (Organização Mundial da Saúde) preconiza 12 m2 de área verde por habitante.
Os municípios têm até o dia 25 para entregar os relatórios que vão compor um ranking ambiental paulista, segundo o gerente do projeto, José Figueiredo Silva.
Com o maior "déficit verde" da região, Franca dispõe de 14 m2 de área verde por habitante, apesar de o secretário de Serviços e Meio Ambiente, Ismar Tavares, informar ter cultivado 100 mil mudas por ano, desde 2005.
Ele não soube explicar a discrepância. Já o gerente do projeto disse que muitas das árvores cultivadas podem não ter produzido sombras relevantes para a projeção.
Até 2012, o secretário francano prevê plantar mais 300 mil árvores em áreas de preservação permanente, avenidas e "voçorocas" (grandes buracos urbanos).
Ribeirão tem 26 m2 de projeção de copa por habitante, segundo a secretária de Meio Ambiente, Mariel Silvestre. O principal projeto da pasta é plantar, até março, 28,2 mil árvores, com foco na zona leste, ponto de recarga do Aquífero Guarani. Ribeirão tem hoje 68,7 mil árvores plantadas em calçadas.
Araraquara e São Carlos apresentam os melhores resultados, com, respectivamente, 64 m2 e 68,75 m2 de cobertura vegetal por habitante. Segundo a Secretaria de Serviços Públicos de Araraquara, a cidade tem atualmente cerca de 90 mil árvores. Em São Carlos, onde há 60 mil árvores, a prefeitura planeja plantar, até o fim de 2012, 250 mil árvores.


Texto Anterior: Outro lado: Organização diz que vai tentar revogar liminar
Próximo Texto: Ambientalista diz que índice de Ribeirão é falso
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.