Ribeirão Preto, Quinta-feira, 19 de Novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atendimento de urgência na saúde cresce 32% na região

Gripe suína e procura desnecessária de serviços da rede por parte da população explicam alta, segundo as prefeituras

Ribeirão Preto atendeu neste ano 462 mil casos de urgência, mais do que o dobro do ano passado; Sertãozinho teve queda


JULIANA COISSI
DA FOLHA RIBEIRÃO

As consultas e atendimentos de urgência em saúde na rede pública cresceram 32,4% nas dez maiores cidades da região de Ribeirão Preto neste ano, com aumentos expressivos em alguns municípios.
O volume explodiu, por exemplo, em Ribeirão: foram 462 mil atendidos até setembro, ante 224 mil no mesmo período do ano passado, segundo o Datasus. Em Araraquara, a alta foi de 348,2%. Sertãozinho, vizinha a Ribeirão, por sua vez, teve queda nos atendimentos (veja quadro nesta página).
Na opinião da secretária da Saúde de Ribeirão, Carla Palhares, uma das principais razões é que a população incha as UBDSs (Unidades Básicas Distritais de Saúde) -60% dos casos não eram de urgência.
Segundo Palhares, isso ocorre porque o paciente não quer esperar a consulta agendada na UBS ou sua doença não se confirma pelo médico como sendo urgente. E é comum apenas pedidos de atestados médicos.
Outra razão é que houve demanda inesperada na rede pública por causa da gripe suína. "Convocamos as pessoas para ir às unidades de saúde. Se antes, com uma gripe comum, ela esperava em casa, desta vez correu para as unidades."
A gripe também é uma das justificativas apontadas pelas prefeituras da região. Em São Carlos, o secretário da Saúde, Arthur Pereira, disse que a alta também ocorreu porque há mais médicos na rede para atender e porque dobraram as equipes de urgência criadas no Hospital-Escola.
Em Araraquara, o coordenador municipal da urgência e emergência, Emerson Carlos, disse que a gestão anterior não enviou os dados para o Ministério da Saúde, o que gerou distorção. Segundo ele, os atendimentos de urgência caíram pela metade, na realidade.


Texto Anterior: Falta acordo para abrir creches nas férias
Próximo Texto: Projeto em UBS filtra situações não urgentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.