Ribeirão Preto, Sexta-feira, 19 de Novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Alunos de Araraquara "boicotam" o Saresp

Estudantes do 3º ano da Bento de Abreu se negaram a fazer a prova

Eles afirmam que não têm aulas regulares de química, história e biologia desde que teve início o atual ano letivo

DE RIBEIRÃO PRETO

Uma classe inteira do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Bento de Abreu, em Araraquara, negou-se a fazer a prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo), ontem.
Com narizes de palhaço, 38 alunos do 3º F protestaram em frente à escola e entregaram panfletos. Segundo a estudante Ana Gabriela de Souza Santos, 18, desde o começo do ano não há aulas regularmente de química, história e biologia.
"Depois de muita reclamação, arrumaram uma professora substituta. Ela dá aula de qualquer matéria, independente de qual professor faltar, mas isso foi só para a gente não ficar mais de janela [sem aula]", disse a aluna.
Ela disse que houve movimentação da escola para incentivar os alunos a participar do Saresp. "Teve até professor que prometeu dar um ponto na média para quem fizesse a prova."
Para a estudante, o maior prejuízo é o despreparo para os principais vestibulares. Souza afirmou que a escola começou a oferecer aulas de reposição na última semana.
"Só que agora já passou o vestibular da Unesp e o Enem", disse. "Já estamos prejudicados em relação a alunos de uma escola particular, sem aulas de história, química e biologia as chances são menores ainda."
A Secretaria de Estado da Educação, responsável pelo Saresp e pela contratação de professores, negou que a Bento de Abreu esteja sem docentes e, em nota, afirmou: "Quando ocorrem [faltas] são pontuais e cobertas por professores eventuais".
No início do ano, Araraquara enfrentou falta de professores também na rede municipal. A Justiça mandou a prefeitura resolver o problema após ação da Promotoria. De 13 escolas de ensino fundamental, 12 afirmaram que havia falta de docentes.


Texto Anterior: Estudante sofre traumatismo craniano após briga em escola
Próximo Texto: Retomada da Nilza depende agora de decisão da Justiça
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.