Ribeirão Preto, Terça-feira, 19 de Dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICA
Prefeitos petistas se reuniram em Ribeirão Preto para definir criação de agência de desenvolvimento regional
PT define calendário para liderar região

EVANDRO SPINELLI
DA FOLHA RIBEIRÃO

O PT definiu ontem seu calendário para a criação de uma agência de desenvolvimento regional e a reativação da Associação dos Municípios do Nordeste Paulista.
Uma reunião em Ribeirão Preto entre os prefeitos petistas eleitos na região definiu como o partido vai se articular a partir de agora para liderar a criação das entidades. Dos 15 prefeitos do partido, 4 não compareceram.
Foi a terceira reunião entre os prefeitos do PT da região -a última antes da posse, que acontece em 1º de janeiro-, que pretendem fazer uma espécie de "governo regional" do partido.
Em março, os prefeitos petistas se reúnem em São Carlos para discutir projetos conjuntos para o desenvolvimento econômico da região. Essa reunião deve marcar a criação da agência, que envolve as prefeituras e entidades empresariais.
"A agência é uma maneira de envolver as prefeituras com a iniciativa privada para investir na vocação de cada município", disse Antônio Palocci Filho, prefeito eleito de Ribeirão Preto e o principal líder do "governo regional" petista. Segundo ele, cada cidade tem uma vocação econômica que deve ser incentivada pelas demais. Ribeirão, na opinião de Palocci, é forte na área da saúde.
Além do desenvolvimento, outra preocupação dos prefeitos é com as finanças dos municípios. Por isso, em janeiro acontece uma reunião entre os secretários da Fazenda e Administração das 15 cidades para discutir a situação financeira de cada uma.
"Essa reunião é para que cada um faça um diagnóstico de seu município e possamos trocar experiências. O objetivo principal é ajudar aos municípios menores, que têm mais dificuldades", disse Gilmar Dominici, prefeito reeleito em Franca.

Dificuldades
O ex-prefeito de São Joaquim da Barra, José Ivo Vanucchi, vai acompanhar todas as prefeituras e saber quais as principais dificuldades que elas estão enfrentando para buscar ajuda nas demais administrações do PT.
José Giácomo Baccarin, ex-prefeito de Jaboticabal e coordenador da macrorregião do PT, disse que a idéia é que os prefeitos do partido troquem experiências administrativas, desenvolvam conjuntamente projetos sociais e as cidades.
"O PT tem condição de capitanear isso por ter vencido nas quatro maiores cidades", disse Baccarin. "Nossa idéia é fortalecer a região. Com a vitória do PT, essa política regional cresce", afirmou Dominici.


Texto Anterior: Proprietário diz que terá dificuldade financeira
Próximo Texto: Câmara vota autorização para Jábali pagar R$ 500 por pacto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.