Ribeirão Preto, Sexta-feira, 19 de Dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

4 entre as 10 maiores cidades têm índice alto de desigualdade

DA FOLHA RIBEIRÃO

Das dez maiores cidades da região, quatro -Ribeirão Preto, Barretos, Sertãozinho e Jaboticabal- aparecem no levantamento do IBGE com nível de desigualdade social de 0,45, considerado alto pelos padrões do órgão.
A desigualdade é medida pelo Índice de Gini, fórmula matemática que aponta o quanto varia a distribuição de riquezas. "Ele é importante para mostrar que os municípios com baixo índice de pobreza podem ter, ainda, pessoas muito carentes", diz o IBGE, no relatório de conclusão do estudo.
O índice mais alto no Estado é 0,47, margem que atinge cinco cidades: Araçatuba, Rosana, São José do Rio Preto, Santos e Ilha Solteira -quanto maior o índice, maior é a desigualdade.
Na outro ponta do ranking do Índice de Gini, com 0,29, aparece o município de Borá, o menor do Estado, que no Censo 2000 tinha 768 habitantes.
No Brasil, segundo o levantamento, 40,7% dos municípios têm Índice de Gini acima de 0,40, considerado preocupante-o máximo é 1. A região com maior desigualdade é a Centro-Oeste, onde 73,5% dos municípios ultrapassam os 0,40. No Sudeste, são 52%. Na região de Ribeirão, 38 cidades têm índices entre 0,41 e 0,45.


Texto Anterior: Ribeirão fica em 7º no Estado em poder de consumo
Próximo Texto: Senado aprova, mas Câmara barra mais 167 vereadores
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.