Ribeirão Preto, Quinta-feira, 20 de Janeiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dengue chega a 60 bairros de Ribeirão

Casos confirmados da doença de 1º de janeiro até ontem totalizam 139; a zona leste tem a maior concentração

Prefeitura não explica o que levou a epidemia a se iniciar pela região leste e diz que doença "está em toda a cidade"
DE RIBEIRÃO PRETO

Os casos de dengue registrados de 1º de janeiro até ontem, em Ribeirão Preto, atingiram 60 bairros. Segundo dados da Secretaria da Saúde, Ribeirão soma 139 confirmações da doença desde o início do ano -a maior concentração está na zona leste.
Os bairros mais atingidos são Campos Elíseos e Jardim Paulista, com 12 casos cada um, e Jardim Paulistano, com dez registros. Nesta semana, agentes de controle de vetores fizeram ações de nebulização nos três bairros.
Segundo a chefe da Divisão de Controle de Vetores, Maria Biagini, agora os agentes trabalham no combate a criadouros casa a casa no Parque São Sebastião, onde foram registrados seis casos.
"O grande problema que enfrentamos no combate à dengue neste bairro são as casas fechadas, cerca de 40% do total. Enquanto não diminuirmos esse percentual, não podemos nebulizar", afirmou Maria Lúcia.
Em 2010, na pior epidemia de dengue da história de Ribeirão, os casos também começaram em bairros da zona leste. Depois, se alastraram pela cidade -de 1º a 19 de janeiro do ano passado, 110 bairros tinham registros. O total de casos confirmados, até então, era de 776.
A chefe da Vigilância Epidemiológica, Ana Alice de Castro e Silva, no entanto, não soube explicar os motivos que levaram a epidemia a se iniciar pela região leste.
"Não sabemos se há mais pessoas suscetíveis à doença ou se é a quantidade maior de criadouros", disse.
No começo do ano passado, os bairros que mais tinham registros de dengue eram Vila Virgínia (99 casos), Recreio Anhanguera (40), Parque São Sebastião (38), Vila Abranches (36) e Campos Elíseos (35).
Outros bairros, como o Ipiranga, Jardim Aeroporto, Jardim Anhanguera, Jardim Centenário, Jardim Helena, Jardim Juliana e Jardim Paiva tinham, juntos, até 19 de janeiro de 2010, 116 casos confirmados de dengue, segundo os dados da Vigilância.
Segundo Ana Alice, não há como dizer se os bairros da região leste precisam de uma ação mais forte no combate à dengue. "A doença está em toda a cidade e não temos mais como combater por bairros."
(HÉLIA ARAUJO E VENCESLAU BORLINA FILHO)


Texto Anterior: Memória: Mattos foi prefeito de Ribeirão
Próximo Texto: Futebol: Botafogo estreia em casa no Paulista contra o Noroeste
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.