Ribeirão Preto, Sexta-feira, 20 de Março de 2009

Texto Anterior | Índice

foco

Melhor escola do Estado na 4ª série pela 2ª vez não terá bônus para seus professores

JULIANA COISSI
ENVIADA ESPECIAL A SÃO CARLOS

A escola estadual Eugênio Franco, de São Carlos, conquistou pela segunda vez a melhor nota do Estado na 4ª série no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), divulgado anteontem pela Secretaria de Estado da Educação. Apesar disso, a escola não atingiu a meta estabelecida para ela e, por isso, os professores não ganharão bônus.
O Idesp reúne as notas dos alunos no Saresp -sistema de avaliação do rendimento escolar- e a aprovação de cada ciclo. A Eugênio Franco obteve índice 6,69, abaixo da meta projetada para o ano passado, de 6,93, numa escala de 0 a 10.
Construído na região central de São Carlos, o prédio que completa cem anos em 2010 é tombado pelo Estado e foi um dos escolhidos para passar por restauro, entre as escolas de São Paulo.
Tradição e história é uma tônica da Eugênio Franco, como mostra a trajetória da aluna Maria Eduarda Maya, 10, da 4ª série. A garota pertence à quarta geração da família a passar pela escola. "Meus pais e meus avós estudaram aqui. Fiz questão de colocá-la, porque sempre foi uma boa escola", afirmou Neusa Maria Maya, 49, comerciante.
Outro ponto forte da escola encontra-se no grupo experiente de professores. "A maioria está na escola desde 1996", disse a vice-diretora, Cleyde das Graças de Conti.
Dos seis professores de 4ª série, cinco são formados em pedagogia e um tem mestrado. Os alunos têm aulas de arte e informática e contam com cantinhos de leitura nas salas. "Se acabam a lição, podem pegar um livro para ler", disse a professora Cleide Machado, há 12 anos na escola.
O perfil do aluno é de pertencer à classe média, ser filho de funcionários do comércio ou da indústria. Cerca de 30% são de famílias carentes.


Texto Anterior: Economia: Agropecuária e indústria fazem cair nº de empregos na região
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.