Ribeirão Preto, Segunda-feira, 20 de Junho de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Pela 1ª vez, cruz da catedral é retirada para restauração

DE RIBEIRÃO PRETO

Pela primeira vez desde a inauguração, em 1917, a cruz da catedral de Ribeirão foi retirada no final de semana com o uso de um guindaste, após entortar com o vento.
A estrutura de seis metros de altura está na igreja desde 1915. Ela cedeu para a frente após a ventania que atingiu a cidade há dez dias e trincou a alvenaria na base.
A 58 metros do chão, a cruz de metal galvanizado não resistiu aos ventos que tiveram picos de 68 km/h, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
De acordo com o padre Francisco Jaber Zanardo Moussa, a última restauração foi feita há 14 anos, mas sem a retirada da cruz.
"Mexemos no concreto para evitar a infiltração. De oito em oito meses, sempre é feita a vistoria para checar a estrutura e trocar as lâmpadas da cruz", diz o padre.
A estrutura de metal foi retirada na tarde de sábado e enviada para tratamento contra ferrugem. Ontem a cruz foi recolocada. "Agora ela está bem firme."
O mestre de obras José Roberto, responsável pela manutenção, disse que a cruz foi soldada e recebeu um reforço de ferro maciço, já que a estrutura é oca.
(ELIDA OLIVEIRA)



Texto Anterior: Dois morrem após homem dirigir 29 km na contramão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.