Ribeirão Preto, Quinta-feira, 20 de Agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

UBDS não isola paciente com sintomas

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA RIBEIRÃO

Com sintomas de gripe, a costureira Vera Lúcia Silva dos Santos, 53, procurou ontem a UBDS da rua Cuiabá, ao lado do filho Lucas, 25, mas não ficou isolada nem recebeu máscara, apesar da recomendação da Secretaria da Saúde para identificar e fornecer máscara a pacientes com síndrome gripal. Os dois ficaram sem proteção na sala de espera, ao lado de outras pessoas, por 30 minutos.
"Disseram que não poderiam fornecer [máscara]. Uma moça que também esperava atendimento tinha uma sobrando e me deu", disse. O filho permaneceu sem proteção.
Na mesma situação está Noé Ferreira, que levou a máscara de sua casa e reclamou da demora para ser atendido.
Segundo o diretor clínico da unidade, Homero Poli, a orientação é dar máscara a pessoas com quadro de gripe e priorizar o atendimento. No entanto ele disse que nem sempre isso é possível devido à demanda e que a unidade não tem como dar máscaras a todos. "Recebemos em torno de cem máscaras por semana e, segundo estimativa da unidade, seriam necessárias 200 unidades", afirmou.
Segundo o infectologista Fábio Neves, coordenador médico da unidade de emergência do HC, o ideal é ter um local para isolar as pessoas mas, caso não haja, o uso da máscara diminui em 95% o risco de contágio. "O paciente deve receber a máscara na chegada porque, além da possibilidade de gripe suína, há outros vírus circulando e a proteção contribui para evitar a transmissão", disse.
A secretária da Saúde, Carla Palhares, disse que há máscaras suficientes na rede e que, caso precise, a unidade deve pedir à secretaria. A indicação, segundo ela, é priorizar o atendimento a essas pessoas. "Não temos estrutura para ter uma área isolada para essas pessoas. Mas, chegando à unidade, o paciente será atendido para ficar o menor tempo possível."
Ribeirão tem 62 casos confirmados da gripe. São investigados um surto em uma empresa, duas mortes e 47 casos. Ontem, foram registrados casos em Araraquara e Bebedouro.


Texto Anterior: Jardinópolis: Corpo de mulher é achado às margens de rodovia
Próximo Texto: Sistema carcerário: Cadeia feminina de Batatais atinge recorde de superlotação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.