Ribeirão Preto, Sexta-feira, 20 de Agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Greve envolve 70% dos residentes do HC

DE RIBEIRÃO PRETO

Em apoio ao movimento nacional, em torno de 70% dos 578 residentes do HC de Ribeirão aderiram ontem à greve. Na Santa Casa, o movimento atingiu todos os residentes -o hospital conta com cerca de 80 deles.
Atendimentos de urgência e emergência foram mantidos. Ontem de manhã, houve manifestação em frente ao HC e no centro da cidade, com faixas e panfletos.
Formados em medicina, os residentes atuam nos hospitais, dando atendimento, e fazem especialização. Eles são supervisionados por docentes. Atualmente, os profissionais ganham bolsa no valor de R$ 1.916,45 por 60 horas semanais de trabalho.
Eles pedem reajuste de 38,7%, melhores condições de trabalho, ampliação da licença-maternidade e cumprimento da carga horária.
"A maioria excede o horário de trabalho, a bolsa não tem reajuste desde 2006. A greve é para ter melhorias", disse a presidente da Amerep (Associação dos Médicos Residentes de Ribeirão Preto), Helena Barbosa Lugão.
A assessoria do HC disse que não houve atrasos no atendimento e que a demanda foi atendida por médicos contratados e docentes.
Na Santa Casa, os residentes estimam que a paralisação afetará entre 40% e 60% dos atendimentos. O hospital, porém, disse que a categoria fez um esquema especial para garantir que a urgência não seja afetada.


Texto Anterior: Região registra 1ª morte por gripe suína neste ano
Próximo Texto: Ipuã limita horário de permanência de menores em bares
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.