Ribeirão Preto, Sábado, 20 de Novembro de 2010

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Grupo pede tombamento do Arquivo Público de Ribeirão

DE RIBEIRÃO PRETO

Documentos da história do período cafeeiro e do nascimento de Ribeirão Preto podem se tornar agora patrimônio da cidade. A Associação Amigos do Arquivo Público e Histórico de Ribeirão encaminhou à prefeitura na última semana um pedido de tombamento do órgão.
A intenção de tombar o arquivo público é a de conseguir com que ele se enquadre nos critérios para obter linhas de financiamento dos governos federal e estadual.
O órgão possui um acervo de aproximadamente 250 mil documentos. São manuscritos, fotografias, mapas, jornais e revistas. O material coletado vem desde os anos 1860 até a década de 1980.
Os documentos se "espremem" atualmente em uma casa alugada de 500 m2 literalmente coberta de pastas. Algumas são protegidas por plástico, em casos de goteira.
De acordo com Tânia Registro, historiadora do órgão, entre os raros documentos estão um manuscrito que definia os limites entre Ribeirão e Sertãozinho, assinado por Henrique Dumont, pai de Santos Dumont.
As fotos -aproximadamente 15 mil- reúnem preciosidades, como o interior e a fachada do teatro Carlos Gomes, já demolido, e imagens da Ribeirão das décadas de 1910 e 1920. (JC)


Texto Anterior: Basquete: Franca encerra segunda fase com derrota
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.